Nixie Machine

A Nixie Machine, criada por Frank Buchwald para a M.A.D. Gallery, é impressionante — um relógio escultural com seis tubos luminosos Nixie dos anos 1960

Tradução e adaptação Carlos E. Barretti

UR10NIXIE2

 

 

 

 

 

 

 

 

Baseado em uma ideia de Alberto Schileo, o artista alemão Frank Buchwald criou para a M.A.D. Gallery, em uma edição limitada de apenas 12 peças, a Nixie Machine.

Feito em aço polido e latão escovado e com seis tubos luminosos Nixie de mais de 50 anos, este relógio de mesa é uma peça realmente incrível, em que cada um dos seis dígitos é exibido através de tubos originais Z568M Nixie, incrivelmente preservados e fabricados pela RFT na Alemanha Oriental durante os anos 1960.

Os seis tubos são apresentados em três pares — para horas, minutos e segundos, ou dia, mês e ano — no topo de uma estrutura atraente com a assinatura de Buchwald e construída no estilo “engenharia pesada”, como ele mesmo diz. O design retrô-futurista é impressionante; com quatro pernas e simetria corporal, parece ter saído diretamente de um filme de sci-fi dos anos 1950 ou 1960.

Fornecidos por Schileo, os tubos Nixie utilizados na Nixie Machine estão entre os maiores — 90 mm de altura — e mais raros de todos os tempos, e são combinados com circuitos eletrônicos para criar uma exibição brilhante de seis dígitos. A descarga radiante dos Nixies, junto com a estrutura assertivamente desenhada, faz da Nixie Machine, nas palavras de Buchwald, um verdadeiro “altar do tempo”.

UR10NIXIE3
 

 

 

 

 

 

 

 

 

A Nixie Machine e Frank Buchwald

Frank Buchwald nasceu em Hanover, na Alemanha, em 1956. Depois de estudar desenho na Universidade de Artes de Berlim, ele trabalhou como artista freelance e ilustrador de ficção científica até 1993, quando voltou sua atenção para projetar e fabricar móveis e outros objetos de aço.

UR10NIXIE4

 

 

 

 

 

 

 

Uma década atrás, em seu atelier em Berlim, começou a se concentrar na criação de sua aclamada coleção Machine Light Series — imponentes objetos artesanais de iluminação escultural com aço enegrecido, bronze escovado e filamentos de luz visível que emitem um brilho amarelo e quente. Buchwald criou a Nixie Machine usando o mesmo estilo de design e engenharia das peças da Machine Light Series, mas desta vez seu ponto de partida foram os tubos Nixie, feitos na Alemanha Oriental no auge da Guerra Fria.

Frank Buchwald diz: “Sou fascinado pela funcionalidade intransigente de máquinas e por seu estrito design do tipo ‘form-follows-function’ (forma-segue-função). Eu queria que a estrutura principal da Nixie Machine — suas quatro pernas e três braços ao centro — carregassem o tempo com segurança, mas que também não distraíssem o espectador. Para mim, os seis tubos Nixie precisavam estar no centro do palco”.

O artista começou, como sempre faz, com um esboço da estrutura em papel com caneta e marcador — Buchwald evita os modernos programas de design de computador.

“Sou apaixonado por desenho, porque ele me permite trazer minhas visões para a vida; os desenhos me ajudam a encontrar a essência de um objeto novo”, diz ele. “Se não conseguir fazer algo das ideias na minha mente, então tenho um sentimento de insatisfação. Sou um pouco obcecado, talvez um pouco louco.”

UR10NIXIE5

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma fase de planejamento mais detalhado veio em seguida, antes de iniciar a construção de um protótipo. Do design ao relógio pronto, o processo demorou cerca de um ano. Uma vez que o protótipo terminou de ser ajustado e aperfeiçoado, Buchwald começou a trabalhar na produção das peças de edição limitada.

Cada peça possui 350 componentes, cada uma meticulosamente feita à mão pelo próprio Buchwald, com barras e blocos de metal bruto.

“Metal é o material perfeito para se trabalhar com criatividade”, diz ele. “Você pode usar uma variedade de técnicas para trabalhar o metal. Tem energia e poder. Trabalhar com materiais como o aço me anima, o que provavelmente parece um pouco arcaico nesta era digital.”

Buchwald executa cuidadosamente o polimento de cada componente de latão e, para as peças de aço enegrecido, trabalha com aquecimento, seguido de um mergulho em ácido repetidamente até atingir uma oxidação preta sedosa. Tudo isso com as próprias mãos.

Cada Nixie Machine requer meses de intenso trabalho totalmente focado. Por essa razão, Buchwald consegue produzir somente cerca de seis relógios por ano. Cada um é numerado e assinado pelo artista. E o fato de que cada componente é feito à mão pelo artista significa que nenhum dos componentes de cada relógio será exatamente igual a outro. Nesse sentido, cada Nixie Machine é única.

Para a montagem final, Buchwald trabalhou em conjunto com um engenheiro elétrico para garantir que sua estrutura, combinada com os tubos Nixie e as placas de circuito do relógio, funcionem como um relógio excepcional. E é este elemento da relojoaria que lhe forneceu um estímulo particular durante a criação da Nixie Machine.

“Quando você lida com números — os sequencia e os ordena —, logo acaba trabalhando com uma filosofia numérica. Costumamos acreditar que, com os números, podemos penetrar na essência das coisas, para determinar o seu curso ou mesmo manipulá-las. Não é de admirar que a álgebra e a geometria tornaram-se as forças motrizes da civilização humana e da tecnologia. Ao mesmo tempo, por meio de nossa fascinação com números, temos nos submetido aos ditames do tempo. Então, não é um exagero quando consideramos a Nixie Machine um ‘altar do tempo’.”

UR10NIXIE6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tubos Nixie
Introduzidos na década de 1950, os tubos Nixie — também conhecidos como catodos de display frio — tornaram-se uma maneira popular de apresentar números utilizando descarga luminescente. Imagina-se que o nome Nixie derive de “Burroughs Corporation NIX I”, que por sua vez acredita-se significar “Numeric Indicator eXperimental Nº 1” (Indicator Numérico eXperimental Nº 1).

Cada tubo de vidro é preenchido com um gás à base de neon a baixa pressão e possui um anodo de fio de malha em camadas e catodos em forma de números — um catodo separado é necessário para cada número de 0 a 9. Uma descarga laranja de brilho distinto rodeia cada catodo quando a energia é aplicada a ele. Ao ligar circuitos eletrônicos a vários tubos, os tubos Nixie multidígitos foram muitas vezes utilizados para computadores, relógios e contadores de frequência, embora eventualmente tenham sido suplantados pelos LEDs (Light Emiting Diodes), mais práticos e baratos, mas muito menos charmosos.

A Nixie Machine apresenta seis tubos Nixie da era comunista incrivelmente preservados e difíceis de encontrar, armazenados durante décadas em um depósito selado do exército búlgaro. Esse estoque antigo foi obtido junto ao colecionador de relógios feitos com tubos Nixie, Alberto Schileo, que também foi o responsável pela placa de circuito eletrônico — uma placa de relógio — para criar o interessante sistema de exibição de hora e data com seis dígitos do Nixie Machine.

Schileo diz: “Esta foi uma oportunidade única na vida para a aquisição desse belo estoque antigo sem uso e em tal quantidade. Comecei a pensar em um relógio Nixie high-end e a obra de Frank Buchwald imediatamente me veio à mente. Eu não tinha dúvidas de que Frank seria capaz de criar algo com as mesmas linhas que suas Light Machines, algo espetacular que incorporasse os tubos Nixie”.

UR10NIXIE8
Relógio Nixie Machine
O relógio Nixie Machine é alimentado por um mecanismo de acionamento direto. Cada dígito de cada tubo é controlado individualmente, e a energia é aplicada ao catodo todo o tempo, enquanto está aceso. Esse circuito sofisticado é complicado para se construir, mas é o melhor com os tubos ao longo do tempo e ajuda a maximizar a sua vida útil.

A placa de circuito do relógio possui um receptor GPS e um receptor DCF77 para o tempo e definição de data. Uma configuração manual também é possível. Há uma variedade de formatos de data e hora, bem como as diferentes formas de apresentá-las, incluindo efeitos de evanescimento (fading). Uma característica fundamental é um efeito programável, em que os dígitos contam rapidamente de um dígito para o próximo, como os rolos de uma máquina caça-níqueis. Ser capaz de produzir ciclos regulares através de todos os dígitos de todos os tubos ajuda a prevenir o “envenenamento catódico” — quando dígitos não utilizados regularmente acabam acumulando um depósito e, eventualmente, param de funcionar. Isso maximiza a vida de cada tubo.

NIXIE MACHINE
Preço: CHF 24.800 (incluindo IVA de 8% da Suíça)

 

 

FICHA TÉCNICA
NIXIE MACHINE

Modelo: Nixie Machine de Frank Buchwald para M.A.D. Gallery

Comprimento: 92 cm Altura: 42 cm

Edição limitada: 12 peças

Estrutura principal: aço polido e latão escovado, cerca de 350 componentes

Tubos Nixie: 6 tubos Z568M, com 90 mm de altura, fabricado pela RFT (Alemanha Oriental) na década de 1960

Sistema interno: placa de circuito relógio equipado com um receptor GPS e um receptor DCF77 para o ajuste automático de tempo e de data (ajuste manual de tempo e de data também é possível)
Modos de indicação:
– Modo Time (12 ou 24 horas selecionável) – o zero no visor horas pode ser apagado ou mostrado
– Modo Data: On – data apenas de exibição
– Intermitente – formato programável, duração e intervalo
– Switch-off – desligado
– Night Power Down Mode – o fornecimento de energia para os tubos para a parte interna podem ser totalmente desligados por um período programável para economizar energia e estender a vida útil dos tubos (o relógio interno continua funcionando e contando o tempo).

 

Função de alarme: programável com efeito de esmaecimento cruzado e suave, em que os dígitos desaparecem gradativamente, de um número para o próximo. A duração desse efeito também é programável.

Flip-programmable over effect: efeito programável no qual os dígitos contam rapidamente, de um dígito para o próximo (como bobinas de máquina caça-níqueis).

 

 

LEAVE A REPLY