CLERC HYDROSCAPH GMT POWER-RESERVE CHRONOMETER

 

A Clerc, marca especializada em relógios de mergulho, apresentou uma versão GMT de seu Hydroscaph

Por Carlos E. Barretti

UR12CLERC2

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Baselworld de 2015, como sempre acontece, apresentou para o mercado vários novos modelos. Entre eles, um que chamou a atenção foi o Clerc Hydroscaph GMT Power-Reserve.

Marca ainda muito pouco conhecida no Brasil e na América Latina, a Clerc é especializada em relógios de mergulho e sobre esse tema específico desenvolve toda a sua coleção.

Em nossa edição de janeiro/fevereiro de 2015 (Pulso nº 96), foi publicada uma entrevista com Gérald Clerc, que lançou sua primeira coleção de relógios em 1998. Esta foi também a primeira coleção de projeção internacional dessa empresa familiar, que já existe desde 1874.

UR12CLERC3

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Em conexão com sua coleção de relógios de mergulho Hydroscaph, a Clerc Genève apresentou o Hydroscaph GMT Power-Reserve Chronometer, projetado para suportar as condições extremas de mergulho em alto-mar. É o modelo indicado para o mergulhador (ou àqueles que apreciam a robustez de um relógio de mergulho) que viaja com frequência.

Sua caixa de 43,8 mm, resistente a até 800 metros de profundidade, é confeccionada em aço inoxidável de alta densidade (com ou sem revestimento preto de DLC – Diamond Like Carbon) ou em ouro rosa de 18 quilates e possui válvula automática para a liberação de hélio, gás usado em mergulhos profissionais. A construção da caixa é extremamente técnica e complexa. Nesta versão do Hydroscaph, por exemplo, são 83 componentes só para a caixa, sem contar o mecanismo. A coroa localizada na lateral da caixa, na posição das 10 horas, possui um sistema de alça retrátil que, ao ser liberada, permite sua rotação e, depois de bloqueada, impede qualquer movimento do aro giratório que marca os tempos de mergulho. A outra coroa, na posição das 3 horas, serve para o ajuste das horas, minutos, segundos e data; um botão às 4 horas ajusta o segundo fuso horário.

UR12CLERC6

 

 

 

 

 

 

 

 

O visor de cristal de safira de 4 mm de espessura recebe tratamento antirreflexivo de ambos os lados. Na parte externa da caixa existem reforços laterais para protegê-la contra eventuais choques; se computarmos esses reforços, sua medida passa a ser 48 mm.

O movimento utilizado nesta versão é o Clerc calibre C610, mecânico a corda automática com 31 rubis, reserva de corda para até 42 horas, frequência de 28.800 alternâncias por hora e certificação de cronômetro do COSC, Instituto Suíço Oficial de Cronômetros.

No mostrador, que pode vir em várias opções de cor (azul-escuro, preto, marrom-chocolate ou branco), os ponteiros de horas, minutos e segundos são centrais, a indicação de reserva de corda está posicionada às 12 horas, uma janela para a data fica às 3 horas e o submostrador para o segundo fuso horário está às 6 horas.

UR12CLERC4

Os ponteiros e indexes de grandes dimensões e tratados com material luminescente facilitam a leitura das horas e do tempo decorrido de mergulho, mesmo em condições ruins de visibilidade ou luminosidade. Os algarismos, trabalhados individualmente em 3D, e os indexes das horas são chanfrados para não atrapalhar a passagem do ponteiro das horas, e seu desenho, em uma sutil forma de trapézio, permite fácil leitura de qualquer ângulo.

Como todos os modelos da coleção Hydroscaph, o GMT Power-Reserve Chronometer também passou com sucesso por vários testes particularmente rigorosos destinados a garantir que o relógio atenda aos padrões exigidos pela marca e também que esteja de acordo com normas convencionais. Os principais testes realizados checaram quesitos como: resistência a choques, visibilidade, resistência a magnetismo, estanqueidade em águas profundas e resistência à água do mar e à corrosão.

A pulseira de borracha vulcanizada ou borracha com desenho no padrão de couro de jacaré, perfeitamente integrada à caixa, possui fecho dobrável com botões de segurança.

Como mencionado no início do texto, a função GMT é bastante útil para quem viaja muito, pois se o usuário desejar, pode manter inalterados os ponteiros das horas e dos minutos e ver o horário local pelo ponteiro do submostrador às 6 horas, sem que seja necessário qualquer ajuste dos ponteiros principais. Este relógio é um companheiro ideal para os mergulhadores que viajam constantemente procurando os melhores pontos de exploração submarina do planeta.

 

CLERC HYDROSCAPH GMT POWER-RESERVE

www.clercwatches.com

 

UR12CLERC5

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

FICHA TÉCNICA

CLERC HYDROSCAPH GMT POWER-RESERVE

 

RELÓGIO

Modelo: Hydroscaph GMT Power-Reserve

Referências:

Material da caixa: aço inoxidável de alta densidade, aço inoxidável de alta densidade com revestimento preto de DLC (Diamond Like Carbon) ou ouro rosa de 18 quilates

Visor: cristal de safira de 4 mm de espessura com tratamento antirreflexivo de ambos os lados

Dimensões: 43,8 mm de diâmetro (48 mm se computados os reforços laterais contra choques)

Resistência à água: 800 metros

Pulseira: borracha vulcanizada ou borracha com desenho no padrão de couro de jacaré com fecho dobrável e botões de segurança

Número de componentes da caixa: 83

 

MOVIMENTO

Calibre: C610

Frequência: 28.800 alternâncias por hora

Reserva de corda: aproximadamente 42 horas

Número de rubis: 31

Funções: indicação de horas, minutos, segundos, data e segundo fuso horário

LEAVE A REPLY