Jaeger-LeCoultre

O diretor chinês Zhang Yimou será premiado na edição de 2018 da Jaeger-LeCoultre prêmio Glory to the Filmmaker do Festival Internacional de Cinema de Veneza

La Biennale di Venezia / 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza
29 de agosto – 8 de setembro 2018

La Biennale di Venezia e a Jaeger-LeCoultre anunciam que o grande diretor chinês Zhang Yimou (Hero, Raise the Red Lantern, Ju Dou; duas vezes vencedor do Golden Lion em Veneza, em 1992 com The Story of Qiu e em 1999 com Not One Less) será premiado com o 2018 Jaeger-LeCoultre Glory to the Filmmaker do 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza, que acontece entre 29 de agosto e 8 de setembro de 2018, dedicado a uma personalidade que tenha marcado de forma original o cinema contemporâneo.

O prêmio será conferido a Zhang Yimou no dia 6 de setembro de 2018 na Sala Grande (Palazzo del Cinema), antes da estreia mundial fora da competição do seu novo filme Ying (Shadow).

Sobre o reconhecimento de Zhang, o diretor do Festival de Veneza, Alberto Barbera, declarou que “Zhang Yimou não é apenas um dos diretores mais importantes do cinema contemporâneo, mas com sua produção eclética, ele representou a evolução da linguagem global do cinema e, ao mesmo tempo, o excepcional crescimento do cinema chinês. Zhang Yimou foi pioneiro graças à sua capacidade de traduzir autores, histórias e a riqueza da cultura chinesa em geral em um estilo visual único e inconfundível. Sua inesquecível estreia, Red Sorghum (1987), adaptada do ganhador do prêmio Nobel Mo Yan, trouxe-lhe reconhecimento internacional como um dos diretores mais importantes da Quinta Geração (com Chen Kaige e Tian Zhuangzhuang). Desde então, seu talento em combinar a elegância da forma com um tipo universal de estrutura narrativa conquistou importantes reconhecimentos, incluindo dois Golden Lions pelo The Story of Qiu Ju (1992) e Not One Less (1999). Na virada do século, o filme de artes marciais Hero (2002) – sua terceira indicação ao Oscar de melhor filme em língua estrangeira – estabeleceu-o como um ícone do filme blockbuster em nível global, e lhe concedeu a direção das cerimônias de abertura e encerramento dos Jogos Olímpicos de Pequim (2008), seguido por uma série de grandes produções com estrelas de cinema americanas. Com Shadow (2018), a ser apresentado em sua estreia mundial no 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza, Zhang Yimou retorna aos filmes de artes marciais com a elegância formal e a inventividade notável que sempre distinguiu seu cinema”.

Ying (Shadow) é um filme de artes marciais (wuxia) sobre o conflito entre dois grupos feudais. Na China, durante o período dos Três Reinos (220-280 dC), um rei exilado e seu povo desenvolvem um plano para recuperar o controle de suas terras. Os eventos são contados a partir do ponto de vista do rei, sua irmã, seu comandante, as mulheres presas no palácio real e um cidadão comum.

Quatro vezes na competição do Festival Internacional de Cinema de Veneza – em 1991 com o Raise the Red Lantern, em 1992 com The Story of Qiu Ju, em 1997 com Keep Cool e em 1999 com Not One Less – vencedor de dois Golden Lions, respectivamente em 1992 e em 1999, um Silver Lion em 1991 e uma Coppa Volpi de melhor atriz (Gong Li, em 1992 para The Story of Qiu Ju), Zhang Yimou é o único diretor que ganhou todos os prêmios mais importantes do Festival Internacional de Cinema de Veneza em menos de dez anos.

A Jaeger-LeCoultre é pelo décimo quarto ano consecutivo patrocinadora do Festival Internacional de Cinema de Veneza e pelo décimo segundo do prêmio Glory to the Filmmaker. O prêmio foi concedido nos últimos anos por Takeshi Kitano (2007), Abbas Kiarostami (2008), Agnès Varda (2008), Sylvester Stallone (2009), Mani Ratnam (2010), Al Pacino (2011), Spike Lee (2012), Ettore Scola (2013), James Franco (2014), Brian De Palma (2015), Amir Naderi (2016), Stephen Frears (2017).

The 75th Venice International Film Festival will be held on the Lido from August 29th to September 8th 2018, directed by Alberto Barbera and organized by the Biennale chaired by Paolo Baratta.

O 75º Festival Internacional de Cinema de Veneza será realizado no Lido de 29 de agosto a 8 de setembro de 2018, dirigido por Alberto Barbera e organizado pela Biennale coordenado por Paolo Baratta.

Manufatura Jaeger-LeCoultre

A história do nosso primeiro relógio começou em 1833. Nas montanhas suíças de La Vallée de Joux, nossos mestres relojeiros decidiram criar um relógio único, desenhado, construído e montado em um só lugar. Desde então, é pelas suas mãos que nascem nossos relógios, da definição do calibre à escolha da embalagem. Um produto feito sem pressa, para durar. Esse é o espírito artesanal.

www.jaeger-lecoultre.com

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here