Montblanc leva a arte da sua pena de ouro para Veneza

A fina arte das penas sob medida está no centro das atenções na exposição inaugural dedicada aos raros mestres da arte, de 14 a 30 de Setembro

 

A Montblanc apresenta a rara arte do artesanato em pena de ouro na Michelangelo Foundation For Creativity and Craftsmanship, em Veneza. Desde os seus primórdios, Montblanc tem sido sinônimo da arte de escrever, desenvolvendo os mais avançados instrumentos de escrita, mantendo-se na vanguarda da tecnologia do setor. Independentemente das muitas inovações que a Maison foi pioneira desde 1906, a pena, referida como a alma de todos os instrumentos de escrita da Montblanc, continua a exigir a maior paciência e habilidade para colocar lado a lado ferramentas de alta precisão e trabalho manual, processo que leva anos para dominar.

Na Homo Faber, os artesãos da Montblanc compartilham a paixão duradoura e o conhecimento que sustentam o status da Montblanc como a grande pioneira da cultura da escrita, refazendo as habilidades que foram aperfeiçoadas dentro da sua manufatura em Hamburgo, por mais de 110 anos, e continuam a ser transmitidas às novas gerações de artesãos, na grande tradição do artesanato europeu. Em uma estreia mundial, a ExpressionNib, a mais recente pena concebida pela Montblanc, está em exibição pela primeira vez. Definida para ser lançada oficialmente no verão de 2019, esta inovadora pena de ouro permite uma caligrafia mais elaborada.

Pena Montblanc: A Arte da Perfeição

Esculpidas à mão, em ouro maciço, por mestres artesãos que supervisionam 35 etapas elaboradas, cada pena é o resultado de perícia absoluta, acabamento perfeito, bem como intuição e uma abundância de paciência para executar essas etapas fundamentais. É durante o processo de esmerilamento que a pena é imbuída de uma alma, moldando o ouro em um dos muitos tamanhos diferentes oferecidos aos clientes da Montblanc.

A montagem das três partes – a caixa do alimentador de tinta, o alimentador de tinta e a pena de ouro – é um exercício de exatidão para garantir que todas as peças estejam perfeitamente posicionadas e não se movam à medida que são cuidadosamente reunidas. A definição da pena também é um passo exigente e deve ser executada com grande precisão e destreza, para garantir a qualidade da escrita e o fluxo de tinta correto através da pena. Antes que qualquer instrumento de escrita tenha permissão para deixar a manufatura, ele deve ser testado manualmente, usando diferentes ângulos de escrita, pressões e velocidades, para garantir que ela atenda aos padrões de perfeição definidos pela Maison. Um bom ouvido desempenha um papel crucial: o especialista em escrita com caneta-tinteiro escuta atentamente o som que cada pena faz enquanto desliza sobre o papel. Somente as penas que não riscam ou falham e, assim, geram um som contínuo, passam pela inspeção de qualidade especial.

Bespoke Nib: A Experiência de Escrita Sob Medida

Expressão final da experiência de escrita personalizada, a Montblanc Bespoke Nib aproveita a tecnologia atual para aprimorar ainda mais o ato ancestral de colocar a caneta no papel. O software Montblanc captura cada característica exclusiva da caligrafia de um indivíduo, analisando com extrema precisão a pressão de escrita, o ângulo de inclinação, bem como o ângulo de giro e a rotação do instrumento de escrita. Os dados são interpretados por um especialista da Montblanc, que recomenda a pena que corresponde exatamente às necessidades do cliente, entre as oito penas diferentes da Montblanc (escrita extrafina à oblíqua dupla e até mesmo oblíqua tripla) ou ainda fazem uma pena totalmente personalizada, para obter uma caligrafia especialmente grossa ou fina. Essas soluções de penas personalizadas não apenas revelam a letra de um indivíduo em sua forma mais elegante, como também intensificam o prazer único de deslizar a pena sobre o papel, experimentada com uma caneta-tinteiro.

Joalheria em Pena: A Obra-Prima da Gemologia

Exclusivas da Montblanc, penas que podem ser criativamente adornadas com pedras preciosas e gravuras especiais, apoiando-se nas habilidades dos principais joalheiros e gravadores da Maison, para transformá-las em obras-primas da escrita. Em particular, a Joalheria em Pena  não é usada apenas para os instrumentos de escrita High Artistry, mas pode ser personalizada de acordo com as preferências e desejos do cliente. Quer sejam rubis, esmeraldas ou diamantes, as pedras mais preciosas são usadas nas penas e a Montblanc garante que cada pedra retenha toda a sua cor.

ExpressionNib: A Última Palavra em Autoexpressão

Feita exclusivamente em ouro, a ExpressionNib é perfeitamente adequada para caligrafias mais elaboradas, com recursos especiais de pena flexível, que permitem uma variedade de estilos de escrita e proporcionam uma sensação de escrita excepcional. Devido aos dentes delgados e à geometria especial da ponta da pena, um alto nível de precisão pode ser alcançado durante a escrita. As aletas da pena fecham rapidamente quando a pressão da escrita é reduzida, uma característica importante para muitos estilos de caligrafia. A variação da largura da linha pode ser alcançada exercendo pressão, com amplitudes variadas, produzindo diferentes matizes de cor no papel.

A Homo Faber acontece na Ilha San Giorgio Maggiore, Veneza, Itália, de 14 a 30 de Setembro.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here