MONTBLANC METAMORPHOSIS II

 

O novo Montblanc Metamorphosis II apresentado no salão Watches & Wonders em Hong Kong atrai as atenções para um dos movimentos mais complexos já desenvolvidos nas oficinas da Manufatura Montblanc em Villeret, revelando um relógio com uma forma estética completamente nova

Adaptação, Carlos E. Barretti

UR09.MONTBLANC1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A característica mais marcante deste novo relógio Montblanc é o seu conceito “metamorfose”, que é impulsionado por um movimento mecânico altamente complexo, construído com 746 componentes e protegido por várias patentes, desenvolvido ao longo de mais de quatro anos.

Foi no SIHH 2010 que a Montblanc apresentou pela primeira vez o conceito surpreendente de mostradores sobrepostos, que se abrem mecanicamente como uma cortina de teatro. O objetivo desta complicação única é oferecer uma mudança em seu mostrador, que se transforma da função básica do relógio — a de marcar as horas e minutos — em um cronógrafo e depois pode retornar à indicação básica. Uma maneira criativa e inovadora de combinar as características da relojoaria tradicional com princípios mecânicos utilizados nos antigos autômatos. A arte de manufatura autômata, assim como a alta relojoaria, é um ofício artesanal muito antigo e tradicional das montanhas suíças do Jura.

O Metamorphosis II representa a simbiose entre a tradição e a inovação, e merece seu lugar entre as grandes complicações no mundo da alta relojoaria.

UR09.MONTBLANC6

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

As duas faces de um relógio de pulso

O princípio de funcionamento do Metamorphosis II é simples de ser explicado, mas extremamente difícil e complexo de ser construído. Na posição inicial, o mostrador exibe sua face clássica, com indicação das horas, minutos e data. Um simples acionamento na alavanca deslizante posicionada do lado esquerdo da caixa transforma essa indicação, revelando uma nova face que traz um cronógrafo.

 A metamorfose

UR09.MONTBLANC5

O conceito do Montblanc Metamorphosis II é inspirado na abertura de uma cortina de teatro para revelar um palco.

Durante a metamorfose, que é controlada pela alavanca lateral deslizante posicionada na lateral da caixa, entre as 8 e as 10 horas, duas “asas” na parte inferior do mostrador dobram-se sobre si mesmas e avançam por baixo do mostrador, revelando o disco acumulador de minutos do cronógrafo, que sobe gradualmente do interior do movimento, como um elevador, até substituir o ponteiro de indicação de data. Transformação semelhante é realizada simultaneamente na metade superior do mostrador, onde a indicação das horas feita por algarismos romanos é substituída por um novo mostrador de design diferente, com algarismos arábicos e índices, garantindo ótima legibilidade da face do cronógrafo.

O processo inteiro é reversível e é iniciado com o acionamento do mesmo dispositivo de comando; o cronógrafo é ocultado e o mostrador retorna à sua posição original.

UR09.MONTBLANC4

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma das características técnicas mais inovadoras do Metamorphosis II é a sua capacidade de reter de forma permanente todas as suas funções, independentemente da face escolhida. Dessa forma, quando o relógio está no modo de indicação de horas e o cronógrafo é acionado, o contador de minutos do cronógrafo continua a funcionar, e assim que a face do cronógrafo é revelada novamente, o tempo decorrido é indicado instantaneamente. O mesmo acontece com a data; mesmo que o modo de cronógrafo esteja sendo utilizado como mostrador durante vários dias, as mudanças de data continuam a ser executadas normalmente em segundo plano, e a data é exibida novamente com total precisão quando o relógio retorna ao modo de indicação de horas.

O tempo consumido para a mudança total do mostrador é de cerca de 5 segundos. Durante esse tempo, os vários componentes do relógio — as rodas, cames, pinhões — começam uma dança mecânica perfeitamente coreografada, impulsionados por um tambor separado e precisamente controlado por um regulador de força. Em sua posição inicial de indicação das horas, o Montblanc Metamorphosis II exibe um design tradicional tipo regulateur com ponteiros separados e escalas distintas para as horas, na posição das 12 horas. A indicação dos minutos é tecnicamente ainda mais complexa, com seu grande ponteiro central traçando um arco retrógrado de 210 graus entre as 8 e as 4 horas. Assim que atinge os 60 minutos, com indicação na altura das 4 horas, o ponteiro retorna imediatamente para a posição “0” e inicia seu traçado de contagem de tempo novamente. Um ponteiro pequeno indica a data na posição das 6 horas em um mostrador graduado de 1 a 31.

O mostrador das horas, minutos e data é confeccionado em ouro 18 quilates e apresenta uma variedade de acabamentos artesanais com decorações da relojoaria tradicional. A parte interna de cada lado do mostrador é decorada com guilhochê prateado Grain d’orge (barleycorn). A seção inferior tem uma ponte de safira, e a parte externa do mostrador apresenta um acabamento artesanal circular escovado acetinado, assim como a indicação das horas, na posição das 12 horas.

Quando o cronógrafo está aparente, o destaque fica para a decoração Clous de Paris de cor cinza bem escuro às 12 horas, que oferece um belo contraste com o guilhochê espiral prateado e acabamento circular escovado e acetinado do centro do mostrador.

Enquanto o ponteiro retrógrado dos minutos mantém a função original, o ponteiro central de segundos muda a sua para servir como ponteiro de segundos do cronógrafo. O contador de minutos do cronógrafo em preto sobe de dentro do movimento ao nível do mostrador e é acionado pressionando-se o botão integrado na coroa. O mecanismo de cronógrafo monopulsante de roda de coluna, embreagem horizontal e grande roda de balanço com curva terminal Phillips opera a uma frequência de 18.000 alternâncias por hora.

Esta maravilha da microengenharia possui um total de 746 componentes decorados e montador inteiramente à mão, sendo que 494 deles são dedicados exclusivamente à função de metamorfose! Esta peça de edição limitada a somente 18 exemplares está entre os relógios contemporâneos mais complexos já produzidos.

 

MONTBLANC METAMORPHOSIS II

Preço sugerido:

www.montblanc.com

UR09.MONTBLANC7

 

FICHA TÉCNICA

MONTBLANC METAMORPHOSIS II

 

RELÓGIO

Modelo: Montblanc Metamorphosis II

Referência: 112442

Material da caixa: ouro rosa 18 quilates (5N)

Visor: cristal de safira

Dimensões: 52 mm de diâmetro e 15,8 mm de espessura

Resistência à água: 30 metros

Mostrador: ouro 18 quilates decorado com diversos acabamentos feitos à mão

Pulseira: couro de crocodilo costurado à mão na cor preta com fecho dobrável triplo de ouro rosa 18 quilates (5N)

 

MOVIMENTO:

Calibre: MB M 67.40, mecânico de corda manual com transformação mecânica da função de indicação do tempo para a função cronógrafo

Dimensões: 38,40 mm de diâmetro (16 linhas) e 12,45 mm de espessura

Frequência: 18.000 alternâncias por hora (2,5 Hz)

Reserva de corda: aproximadamente 50 horas

Número de componentes: 746 (494 para a metamorfose)

Número de rubis: 85
Cronógrafo: monopulsante com engrenagem horizontal e roda de coluna

LEAVE A REPLY