Montblanc Patrono das Artes Moctezuma I

Fonte: Release da marca

Montblanc Patrono das Artes Moctezuma I: um tributo ao legado cultural do maior governante asteca

Coleção em edição limitada homenageia as notáveis realizações artísticas e arquitetônicas da cultura asteca, e a influência de um de seus grandes líderes

Com origens na cultura da escrita, Montblanc é ativamente engajada na promoção das artes e da cultura. Parte deste engajamento tem sido reconhecer a excepcional contribuição de patronos das artes modernos, em todo o mundo, por 28 anos, com uma premiação anual. A cada ano, durante o Montblanc de la Culture Arts Patronage Award, Montblanc apresenta uma edição limitada de instrumentos de escrita que homenageia o legado cultural de um patrono das artes histórico. Criado no Montblanc Artisan Atelier a partir de materiais preciosos e modelado com todo o cuidado e dedicação por mestres artesãos altamente qualificados, a nova edição Montblanc Patrono das Artes celebra a vida e a influência de Moctezuma I (c. 1398-1469).

Em parceria com o Instituto Nacional de Antropologia e História do México, as quatro edições limitadas contam a história das realizações culturais de Moctezuma Ilhuicamina, elevado a governador do Império Asteca em 1440, governando por quase trinta anos, durante a era de ouro desta civilização. Além de expandir os limites de seu império até o Golfo do México, atribui-se a Moctezuma I a imagem do estado asteca que permanece até hoje, rica em cultura e mitologia. A capital Tenochtitlán, hoje Cidade do México, floresceu sob seu governo com a construção de novos prédios, esculturas e exuberantes jardins botânicos. Entre seus muitos projetos, ele deu atenção particular à renovação do Templo Mayor, que foi reconstruído magnificamente.

Montblanc Patrono das Artes Homage to Moctezuma I | Edição Limitada 4810

Em reconhecimento às credenciais de Moctezuma como grande guerreiro, o corpo desta edição limitada é inspirado na atlatl, uma arma asteca usada para impulsionar lanças e dardos por longas distâncias.  O design da tampa, revestida de ouro, relembra as alças do atlatl. As cores da laca da tampa e do corpo – petróleo e vermelho carmim – evocam as cores da cultura asteca e particularmente do manto real. O padrão do manto de Moctezuma I, símbolo de sua alta posição, é representado na tampa em laca translúcida. A tampa é embelezada com dois glifos astecas retirados do Código de Mendoza que indicam o ano do início e do fim do governo do maior rei asteca. A decoração do anel superior da tampa e da parte superior do clipe é inspirada na joalheria Asteca. O clipe em forma de lança é refinado com a gravação de uma pena de quetzal da América Central no topo e coroada com uma pedra vermelha triangular. O formato de cone, com acabamento em martelo, é inspirado na tradicional faca de sacrifício asteca, com uma lâmina de obsidiana. 

O emblema Montblanc em resina preciosa está no topo da tampa, gravado em um disco solar Asteca que homenageia as diversas construções arquitetônicas criadas pelo governante e a ornamentação das cidades do império Asteca. A pena artesanal em ouro Au 750 é adornada com uma delicada gravação inspirada no glifo Asteca para a cidade de Tenochtitlán: um cacto de três braços com a coroa real e dois pergaminhos.

Edição Limitada Montblanc Patrono das Artes 888

As cores desta edição – turquesa e vermelho carmim – são as favoritas da cultura Asteca e usadas no vestuário real.   As gravações na tampa em prata esterlina Ag 925 representam as armas de Moctezuma I, caveiras e ornamentos Astecas tradicionais. A laca turquesa do corpo é gravada com o padrão do manto real, símbolo da alta posição de Moctezuma I, e apresenta quatro linhas em ouro maciço (Au 750), em tom champanhe, evocando as direções cardiais que irradiavam no Templo Mayor.  O clipe em formato de lança é refinado com a gravação da pena de um quetzal da América Central e com uma pedra de jade triangular. A parte frontal do instrumento de escrita e o cone tem efeito óptico do acabamento artesanal em martelo, criado na prata esterlina 925, em contraste com o precioso ouro champanhe dos detalhes. A pena artesanal em ouro sólido é adornada com o glifo Asteca da cidade de Tenochtitlán: um cacto de três braços, com a coroa real e dois pergaminhos. O emblema Montblanc em madrepérola está no topo da tampa, gravado em um disco solar Asteca, que homenageia as diversas construções arquitetônicas do governante e a ornamentação das cidades do império Asteca.

Edição Limitada Montblanc Patrono das Artes 87

Limitada a apenas 87 peças em homenagem a 1987, o ano em que o Templo Mayor foi adicionado à lista de Patrimônio Mundial da UNESCO, a edição limitada Montblanc Patrono das Artes 87 é ricamente decorada com turquesa, a pedra favorita do artesanato Asteca.  O mosaico turquesa no estilo Asteca da tampa é feito à mão com atenção meticulosa aos detalhes e sensibilidade artística que tornam cada uma das 87 peças desta edição levemente diferentes. O mosaico é refinado com incrustações de ouro champanhe Au 750, cabochões de jade e um símbolo asteca que representa o mito da criação dos cinco sóis. O ouro nesta edição é especialmente tratado para criar um visual vintage similar à aparência desgastada, frequentemente encontrada em artefatos antigos. O corpo é produzido com preciosa madeira cocobolo da América Central, uma referência aos materiais usados para fazer o tradicional atlatl e também à famosa árvore El Sargento, na Cidade do México, plantada durante o reinado de Moctezuma I. O corpo é embelezado com quatro faixas em ouro sólido, como uma referência especial ao Templo Mayor. O emblema Montblanc em madrepérola está no topo da tampa gravado em um disco solar Asteca. A pena artesanal em ouro maciço 750 é adornada com uma delicada gravação inspirada no glifo Asteca para o coração, símbolo para sacrifício. Outro glifo gravado na parte frontal representa o segundo nome de Moctezuma I: Ilhuicamina (significa “aquele que lança uma flecha no céu”.).

Edição Limitada Montblanc Patrono das 8

O número de limitação desta edição em justamente 8 peças é inspirado na “pedra de Moctezuma”, a única pedra remanescente do grande Templo Mayor escavada em 1988 e com 8 raios. Moctezuma I ascendeu ao trono como o quinto rei de Tenochtitlán, em excepcional esplendor, guiado em grande estilo para o alto templo onde recebeu o manto real turquesa com bordas vermelho carmim, o xiuhtilmatli, e um diadema de ouro. Esta magnificência é capturada pelo design desta rara edição com a tampa em ouro maciço Au 750, em tom champanhe e o corpo alongado com diamantes, granadas, tsavorites verdes e safiras multicoloridas.

Esta obra prima da escrita é decorada com uma gravação artística do Huitzilopochtli alado, deus patrono dos Astecas. As gravuras tridimensionais da águia e do cacto representam o mito da fundação da capital Asteca, Tenochtitlán, enquanto que as duas cobras de duas cabeças que emolduram a obra de arte são símbolos Astecas para renovação, fertilidade e sorte. Em uma referência aos mitológicos rituais de sacrifícios Asteca, o corpo do instrumento de escrita é feito em jaspe vermelho escuro e enriquecido com incrustações de ouro maciço champanhe Au 750. O clipe em forma de lança é embelezado com uma jade triangular. O topo da tampa é coroado com um diamante Montblanc, embutido em uma gravura inspirada em um disco solar Asteca de 8 raios.

Para coincidir com o lançamento das quarto edições limitadas da Patrono das Artes Homage to Moctezuma I, Montblanc apresenta um caderno de anotações em couro Saffiano vermelho estampado com motivos Astecas tradicionais, assim como a tinta Homage To Moctezuma I, em um tom brilhante de turquesa inspirado nas tradicionais joias e roupas dos imperadores Astecas.

Estadista, governante e patrono das artes, Moctezuma I levou a cultura Asteca ao ápice. Com todos os detalhes intricados de design e através da beleza do fino artesanato, Montblanc conta a fascinante história desta grande figura que teve um impacto cultural duradouro na civilização humana.

Reprodução autorizada pelo Instituto Nacional de Antropologia e História “REP.AUT.INAH”, SECRETARIA DE CULTURA.-INAH.-MEX.

Para mais informações visite www.montblanc.com  

Sobre Montblanc

Sinônimo de excelência em artesanato e design, a Montblanc vem ampliando as fronteiras da inovação desde que a Maison revolucionou a cultura da escrita em 1906. A engenhosidade e a imaginação continuam a ser forças motrizes para a Maison, à medida que avança em sua expressão de artesanato fino nas várias categorias de produtos: instrumentos de escrita de luxo, relógios, artigos de couro, novas tecnologias e acessórios. Refletindo sobre sua missão contínua de criar bons companheiros de vida, nascidos de ideias ousadas e habilmente trabalhados pelos artesãos da Maison, o icônico Emblema Montblanc se tornou o selo final de desempenho, qualidade e uma expressão de estilo sofisticado. Com suas origens profundamente enraizadas na cultura da escrita, a Montblanc continua a afirmar seu compromisso cultural em todo o mundo, honrando os clientes modernos que apoiam o avanço das artes, bem como iniciativas abrangentes que promovem a arte e a cultura.

Deixe um comentário