OMEGA: Desde 1932, Cronometrista Oficial dos Jogos Olímpicos

Fonte: Release enviado pela marca

Aperte start!

Pela 29ª vez na história, a marca suíça cumprirá seu papel de Cronometrista Oficial dos Jogos Olímpicos, trazendo quase 90 anos de experiência para Tóquio em 2020.

Como equipe responsável pela cronometria, a OMEGA medirá todas as corridas em microssegundos e rastreará desempenhos atléticos inteiros usando tecnologia de sensor de movimento de última geração. A marca também trará sua riqueza de experiência em cronometragem para os novos esportes dos Jogos Olímpicos, incluindo karatê, escalada esportiva e surfe.

Registrar os sonhos olímpicos exige cronometristas experientes, voluntários dedicados e uma montanha de tecnologia: 400 toneladas de equipamentos de cronometragem, 350 placares específicos para esportes, 85 placares públicos e 200 quilômetros de cabos e fibra óptica.

Claramente emocionado que Tóquio 2020 está finalmente em andamento, o presidente e CEO da OMEGA, Sr. Raynald Aeschlimann, descreveu os cronometristas como “ilustres representantes da marca”, referindo-se à equipe como “embaixadores, que trabalham incansavelmente antes, durante e depois de cada evento, para garantir que os atletas sejam servidos com justiça e a reputação de excelência da OMEGA é mantida e aprimorada ”.

Como sempre, o foco principal da OMEGA será servir os atletas que buscam o ouro. Uma promessa que a marca fez – e manteve – em quase todos os Jogos Olímpicos desde. Em julho de 2021, a OMEGA está pronta para começar – e orgulhosa de transformar desempenhos em resultados oficiais.

A moderna cronometragem da OMEGA

Cada evento tem seus próprios sistemas de cronometragem e uma tecnologia específica para cada esporte. Estes são apenas alguns itens bastante conhecidos do equipamento OMEGA que você irá provavelmente ver este ano.

Pistola de largada eletrônica

O problema com as pistolas tradicionais é que o som viaja mais lentamente que a luz; como resultado, os atletas das raias mais distantes ouvem o som de largada mais tarde que os demais, beneficiando assim os atletas mais próximos. Hoje, a solução da OMEGA é uma pistola eletrônica conectada a alto-falantes, posicionados atrás de cada corredor. Ao se pressionar o gatilho, o som da pistola é gerado eletronicamente e um flash de luz é emitido, enquanto o pulso de largada é enviado ao cronômetro. Tal sistema é a maneira mais justa de dar a todos os atletas uma largada imparcial.

Blocos de partida para atletismo

Além de incluir alto-falantes, os blocos de largada do atletismo foram também aprimorados com sensores integrados, que medem – 4.000 vezes por segundo – a força de cada atleta contra o apoio dos pés. O sistema de detecção envia as medições de força instantaneamente a um computador local, para que o starter possa verificar visualmente qualquer largada falsa. As regras do Atletismo Mundial fixam o tempo mínimo de reação em 100 milissegundos (um décimo de segundo). Qualquer reação que ocorra abaixo desse limite é considerada prematura e coloca o corredor em uma situação de falsa largada.

Scan’O’Vision MYRIA

A Scan’O’Vision MYRIA é a câmera de acabamento fotográfico mais avançada da história da OMEGA. Colocada nas linhas de chegada de sprints, corridas de obstáculos e outras corridas, é capaz de gravar até 10.000 imagens digitais por segundo, gerando fotos compostas que permitem aos juízes determinar a classificação oficial e os tempos de cada evento. As imagens da câmera de acabamento fotográfico são agora um espetáculo famoso nos Jogos Olímpicos e provam o quão apertados podem realmente ser os resultados de algumas corridas.

Tecnologia de fotocélulas

Lembra da tradicional fita que era estendida na linha de chegada das corridas? Desde 1948, ela foi substituída pela tecnologia de fotocélulas, que emite feixes de luz. Assim que o atleta vencedor cruza esses feixes, seu tempo é registrado instantaneamente. A OMEGA utiliza atualmente quatro fotocélulas na linha de chegada, todas integradas em uma só unidade, permitindo que mais padrões corporais sejam detectados. Embora isto dê à OMEGA um tempo de chegada imediato, o tempo oficial é sempre obtido a partir da câmera de acabamento fotográfico.

Natação com indicação por luzes

Um inovador sistema de luzes, denominado Swimming Light Show, inclui luzes instaladas em blocos de partida, na extremidade da piscina. Quando a competição termina, um único grande ponto indica o atleta que chegou em primeiro, enquanto dois pontos de tamanho médio mostram quem ficou em segundo lugar e três pontos menores de luz confirmam o terceiro colocado. É uma forma perfeita para que atletas e espectadores vejam instantaneamente o resultado de uma competição.

Touchpads para natação

Ao final de uma competição de natação, os famosos touchpads – posicionados em ambas as extremidades da piscina – permitem que os nadadores “parem o relógio”, exercendo uma pressão entre 1,5 e 2,5 kg (3,3 e 5,5 libras) sobre eles. Devido a esses touchpads, a natação é, há muito tempo, o único esporte em que os competidores podem parar seu próprio tempo de percurso. É a forma mais precisa de medir o tempo nesse esporte desafiador e coube à OMEGA apresentar essa tecnologia pela primeira vez, nos Jogos Olímpicos de 1968.

Quantum Timer

Cronômetros mecânicos são coisa do passado! Atualmente, a OMEGA conta os segundos em seu Quantum Timer, com uma resolução ainda melhor, de um milionésimo de segundo. Acionado por um componente de microcristal integrado ao cronômetro, essa resolução é 100 vezes superior à dos dispositivos anteriores e, com uma variação máxima de apenas um segundo a cada dez milhões de segundos, é cinco vezes mais precisa.

Placares de alta resolução

Os placares de alta resolução da OMEGA exibem não apenas texto e informações ao vivo, mas também animações, fotos de atletas e imagens em geral. Usando efeitos modernos, os nomes dos vencedores, os resultados e as bandeiras de suas nações são exibidos de maneira arrojada, elevando assim o drama, o suspense e a emoção de cada evento.

Nova tecnologia OMEGA para Tóquio 2020

Com a chegada de Tóquio 2020, a cronometragem está à beira de uma revolução inovadora. Muito em breve, os esportes que você assiste irão assumir uma nova dimensão, na qual o desempenho atlético será medido e apresentado como você nunca viu antes.

Com seu célebre legado e grande experiência em esportes, a evolução da cronometragem da OMEGA deve continuar no Japão, com novas tecnologias para detecção de movimento e posicionamento que vão redefinir nossa compreensão sobre o esporte.

O que podemos então esperar nesse futuro empolgante? A partir do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, a OMEGA será capaz de contar a história completa de cada evento, à medida que acontece. Com o uso de sistemas de detecção de movimento e posicionamento, será possível coletar uma gama abrangente de dados em tempo real, dando a todos uma compreensão total de como cada competição foi ganha.

Essas informações relevantes sobe as competições trarão inúmeras vantagens. Em primeiro lugar, mostrará exatamente como um atleta alcançou seu tempo e seu resultado finais. Isto é ideal para que atletas e treinadores entendam onde ganharam ou perderam tempo. Será vantajoso também para os espectadores nos estádios e em casa, que terão uma visão adicional do esporte que estão assistindo. Além disso, tais informações darão aos comentaristas e analistas muito mais conteúdo para a narrativa de uma vitória.

Prepare-se não apenas para testemunhar os esportes que adora, mas também para ficar informado sobre cada momento crítico, assim que ocorrer.

Como funciona:
Sistemas de detecção de movimento e posicionamento

Atletismo

Nas pistas de Tóquio, os atletas serão equipados com sensores de movimento em seus números de largada. Essas tags irão interagir com vários receptores em torno da pista e irão enviar informações cruciais à OMEGA.
Com tal tecnologia, a OMEGA terá condições de fornecer informações em tempo real, tais como:

  • posições ao vivo (não apenas intermediárias)
  • velocidade ao vivo
  • aceleração
  • desaceleração
  • distância

Você pode agora assistir a competição dos 400 metros – e saber exatamente onde todos estão posicionados em cada volta. Você pode assistir a competição dos 100 metros – e saber quem acelerou para a melhor largada ou quando o vencedor atingiu sua velocidade máxima. Você pode até assistir a competição dos 10.000 metros e saber a distância entre os corredores ou quais deles estão acelerando ou desacelerando.
Em Tóquio, todo desempenho será medido minuciosamente, contando a história completa
da vitória, da largada ao final.

Natação

Os atletas da piscina terão também todo o seu desempenho medido – desta vez por câmeras de rastreamento de imagens ao redor da piscina, que irão monitorar os movimentos de cada nadador. As informações fornecidas por essa tecnologia de visão por computador irão permitir que a OMEGA mostre informações como:

  • posições ao vivo (não apenas em cada volta)
  • velocidade ao vivo
  • aceleração
  • desaceleração
  • distâncias entre nadadores
  • número de braçadas

Agora você pode acompanhar o ritmo acelerado dos 200 metros livres – e saber as posições ao vivo de todos na água. Você pode assistir os 100 metros borboleta – e comparar o número de braçadas, para saber como a competição foi ganha. Você pode até assistir as chegadas mais apertadas – e ver quem acelerou mais nos metros finais.

Com toda aquela água espirrando, nem sempre é fácil ver o que está acontecendo na piscina. As informações da OMEGA tornarão tudo bem mais claro.

Vôlei de praia

Para esse esporte dinâmico e arenoso, a OMEGA irá utilizar câmeras de rastreamento de imagens instaladas ao redor da quadra, capturando cada momento da ação. As câmeras poderão acompanhar a bola, assim como os jogadores, para dar informações detalhadas sobre o jogo completo e como cada ponto foi marcado.
Alguns exemplos de informações que a OMEGA pode fornecer:

  • As distâncias cobertas de cada jogador
  • A velocidade dos jogadores e da bola
  • As técnicas exclusivas de cada jogador, incluindo número de saltos e altura
  • O tipo de toque, desde smashes até bloqueios e cortadas

Tudo o que for capturado permitirá uma completa análise tática do jogo, revelando os pontos fortes e as estratégias de cada jogador e da equipe.

Ginástica


Uma tecnologia ligeiramente diferente será usada em ginástica – conhecida como detecção de postura. Esse sistema incrivelmente avançado é um grande passo adiante para o esporte e registra os movimentos completos de cada atleta.


A detecção de postura será usada ainda como ferramenta de decisão para os juízes. Eles a terão à sua disposição para analisar a técnica de cada atleta. Por exemplo:

  • Analisar a sincronicidade dos artistas no trampolim
  • Analisar o deslocamento horizontal no trampolim (a precisão com que o atleta atinge o meio do tapete de salto)

Hipismo

A tecnologia especial de rastreamento de imagens da OMEGA seguirá todas as ações do hipismo; além disso, a detecção a laser será capaz de identificar também o movimento do cavalo. Como nesse esporte a diferença entre ouro e prata pode ser apenas um único
obstáculo, cada segundo é importante. As informações da OMEGA serão capazes de dividir tais ações em:

  • distâncias
  • velocidades ao vivo e médias
  • tempo no ar durante um salto
  • percurso exato do cavaleiro ao longo da pista
  • trajetória durante um salto

Outros esportes

As possibilidades das tecnologias de detecção de movimento e posicionamento são quase infinitas para a OMEGA. Eis aqui outros esportes que serão assistidos em Tóquio, onde você poderá ver essas tecnologia em ação:
Ciclismo de estrada e pista – tags de sensores de movimento instaladas nas bicicletas
Natação em águas abertas – atletas usando pulseiras tipo tags para identificar suas posições
Triatlo – atletas usando tags para identificar suas posições

Escalada esportiva:
Cronometrando um novo esporte

Um dos novos eventos dos Jogos Olímpicos, a escalada esportiva passou por um crescimento espetacular nos últimos anos, sendo muito praticada em ambientes urbanos – onde as academias de escalada ajudaram a acelerar o interesse entre jovens.

Em Tóquio 2020, os atletas irão competir em três modalidades. Os resultados serão combinados em uma única classificação, para determinar as medalhas masculinas e femininas. As modalidades são as seguintes:

Velocidade: Determina simplesmente o mais rápido para atingir o topo de uma parede de 15 metros. Dois atletas competirão lado a lado, com dois relógios posicionados no topo da parede pela OMEGA. Quando os escaladores chegam ao topo, devem parar seu próprio tempo golpeando os novos touchpads OMEGA de escalada. Curiosamente, este é agora apenas o segundo esporte dos Jogos Olímpicos, além da natação, em que os atletas devem parar seu próprio tempo. Isto marca uma evolução verdadeiramente
importante dessa famosa tecnologia.

Boulder: Os atletas competem em estruturas de 4,5 metros de altura, conhecidas como boulders. Cada boulder apresenta desafios diferentes e os competidores devem superar tantos quanto puderem em um certo período de tempo – que a OMEGA estará controlando cuidadosamente a partir das laterais.


Escalada de via: Apenas 6 minutos do relógio OMEGA são concedidos aos atletas desta modalidade, que devem usar esse tempo para escalar o mais alto possível, em uma parede de 15 metros. Apenas uma tentativa é permitida e a classificação baseia-se na altura (número de agarra) alcançada durante esses 6 minutos. Um atleta também terá um “+” adicionado à sua pontuação caso esteja se movendo na direção da agarra seguinte ao cair da parede.

Deixe um comentário