Principal museu de cinema do mundo, o Academy Museum of Motion Pictures inaugura contando com a Rolex como Founding Supporter

Fonte: Release da marca

ROLEX E O CINEMA 2021

A ROLEX NOS FILMES

Por décadas a Rolex tem estado ligada ao mundo do cinema, dos relógios que aparecem em filmes icônicos ao apoio da marca a jovens cineastas por meio de seu programa de mestres e discípulos.

A história da Rolex nos filmes começou de forma espontânea, quando os primeiros grandes atores que usavam os relógios da marca o faziam informalmente devido à sua força e sua ideia de sucesso.

Quando Marlon Brando interpretou o lendário Coronel Kurtz em Apocalypse Now, ele estava usando um relógio Rolex. Em A Cor do Dinheiro, Paul Newman ostentou um Rolex nas cenas em que jogava sinuca, interpretando o personagem Fast Eddie Felson. Em Titanic, Bill Paxton, como o caçador de tesouros Brock Lovett, estava usando um Rolex quando desceu em um submersível até o lendário transatlântico naufragado.

A aparição desses relógios não foi resultado de simples técnica de merchandising, visto que a Rolex nunca se envolveu nesse tipo de marketing. Em vez disso, os relógios foram uma escolha pessoal dos diretores para sutilmente retratar a coragem de seus personagens — um sentido de resistência e controle, ao lado de um senso de sofisticação e de estilo.

A CRIAÇÃO DE UMA OBRA-PRIMA

A Rolex aprecia a arte de contar histórias em filmes porque ela tem sua própria grande história para contar. A história da empresa é marcada por mais de um século de inovações. Em 1926, o Oyster da Rolex — uma obra-prima da arte relojoeira e o primeiro relógio impermeável do mundo — ajudou a mudar o curso da história. Pela primeira vez, as pessoas puderam se dedicar a novos estilos de vida mais ativos e ir para lugares remotos, como o topo das montanhas, com um relógio confiável, preciso e robusto.

O que é preciso para fazer uma obra-prima? Tanto para a indústria cinematográfica como para a indústria relojoeira, uma obra-prima é uma criação de notável capacidade artística e habilidade que capta um instante no tempo, desencadeando as emoções mais intensas e inspirando as pessoas a olharem para o mundo por uma nova lente. Uma obra-prima é nada menos que uma força de mudança, força esta que jamais perde sua potência. Como uma celebração da criatividade humana, ela permanece relevante, não importa quantos anos tenham se passado. Mas criar uma obra de arte da relojoaria ou um clássico do cinema exige mais do que apenas uma visão e uma ideia criativa e impactante. Isso exige uma equipe de técnicos, engenheiros e artesãos, cada qual com um papel crucial num mecanismo complexo. Em sua busca pela excelência, relojoeiros e cineastas imprimem detalhes precisos em cada etapa de seu trabalho, numa mistura perfeita de arte e ciência.

PARCEIRAS NO RECONHECIMENTO DA EXCELÊNCIA

Em 2017, a Rolex iniciou uma parceria formal com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e tornou-se também Proud Sponsor of the Oscars®. As duas organizações são unidas por um senso de história, pela busca pela excelência, e compartilham a missão de preservar e celebrar um trabalho extraordinário

— obras-primas. Essa parceria de longo prazo promove a excelência na indústria cinematográfica e a transmissão de sua tradição para as gerações futuras. Ela se manifesta de várias formas diferentes.

Os Oscars®

Todo ano, os melhores atores, cineastas e profissionais técnicos são apresentados e julgados por seus colegas na cerimônia dos Oscars®, um dos eventos mais aguardados do mundo. A premiação dos Academy Awards® tem um objetivo fundamental: reconhecer a excelência, o que é apoiado pela Rolex como Relógio Exclusivo da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas.

A Greenroom Rolex

A Union Station, um local histórico em Los Angeles e uma das últimas grandes estações de trem nos Estados Unidos, abrigou a Greenroom da 93ª edição dos Oscars®. Desde 2016, a Rolex tem projetado e instalado a Greenroom, onde apresentadores e convidados especiais confraternizam antes de sua participação na cerimônia dos Oscars®.

Os Governors Awards

A apresentação dos Governors Awards é uma cerimônia sediada anualmente pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas para homenagear indivíduos pelo conjunto de sua obra no cinema. A Rolex é patrocinadora da cerimônia anual dos Governors Awards desde 2018.

O Academy Museum of Motion Pictures

Com o objetivo de ajudar a preservar a herança cinematográfica para as gerações futuras, a Rolex é Founding Supporter do novo Academy Museum of Motion Pictures em Los Angeles, cuja inauguração ocorreu em 30 de setembro de 2021. Projetado pelo arquiteto Renzo Piano, vencedor do Prêmio Pritzker, o museu e centro para aficionados pelo cinema tem cerca de 4.650 metros quadrados de galerias para exposições e um teatro com capacidade para 1.000 ocupantes, entre outras facilidades. É a primeira e a maior instituição dos Estados Unidos devotada à história, à ciência e ao impacto cultural do cinema, e ajudará as pessoas a compreenderem as artes e as ciências responsáveis pela magia dos filmes. Uma galeria com o nome da Rolex apresenta “Histórias do Cinema”, com instalações especiais que contam as muitas histórias tanto dos próprios filmes como dos artistas que deles participaram. O legendário Cosmograph Daytona que pertenceu a Paul Newman também está em exibição no museu.

EMBAIXADORES ROLEX

James Cameron e Martin Scorsese — Embaixadores Rolex no cinema — redefiniram a arte de contar histórias com maestria. Eles personificam a excelência em seu ofício e estão comprometidos em transmitir seus conhecimentos e sabedoria a jovens cineastas. Como diretores, eles reconhecem a importância de capturar momentos no tempo, e suas obras servem como uma interpretação artística do mundo à nossa volta.

James Cameron

James Cameron é um cineasta e explorador aclamado. Diretor, roteirista e produtor, ele foi responsável por alguns dos filmes mais memoráveis das últimas décadas: O Exterminador do Futuro (1984), Aliens (1986), O Segredo do Abismo (1989), O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final (1991), True Lies (1994), Titanic (1997) e Avatar (2009). Os filmes de James Cameron lançaram novas diretrizes para efeitos visuais e bateram vários recordes de desempenho tanto nos Estados Unidos quanto no exterior. Titanic deteve o recorde de maior bilheteria da história durante 12 anos, superado apenas por Avatar, que manteve este recorde por mais uma década. Seus filmes também receberam diversas indicações e prêmios. Mais notavelmente, Titanic recebeu 14 indicações nos Academy Awards® e venceu 11 Oscars®, o que constitui dois recordes, incluindo os três Oscars® de Cameron por melhor filme, melhor direção e melhor montagem. O premiado cineasta canadense aprecia a precisão. Segundo ele, a atenção aos detalhes nos filmes ajuda a transportar os espectadores para o mundo que o filme apresenta. Cameron usa um Rolex há várias décadas. Os relógios Rolex aparecem naturalmente em seus filmes. Ele deu ao falecido ator Bill Paxton um Submariner para ser usado durante a filmagem de Titanic.

Martin Scorsese

Martin Scorsese é uma figura imponente na história do cinema, um diretor, produtor e roteirista cuja carreira se estende ao longo de 50 anos com um extenso conjunto de obras que incluem alguns dos mais importantes filmes já realizados. Sua paixão de longa data pelo cinema ajudou a despertar em nós a consciência de como é necessário preservar nossos amados filmes. Martin Scorsese cresceu em Little Italy, em Nova York, e realizou seus primeiros filmes no final dos anos 1960. Ele redefiniu nossos conceitos sobre o que era possível fazer nos filmes, em clássicos como Caminhos Perigosos (1973), Taxi Driver – Motorista de Táxi (1976) e Touro Indomável (1980). A combinação singular de maestria, carisma e generosidade de Martin Scorsese continua a inspirar cineastas e públicos ao redor do mundo inteiro. Os detalhes desempenham um papel crucial ao contar uma história na tela, e, em muitos de seus filmes mais emblemáticos, o diretor escolheu apresentar relógios Rolex, com preferência pelo Oyster Perpetual Day-Date. Martin Scorsese tem exercido um profundo efeito sobre a arte que se tornou sua vocação desde cedo em sua vida.

PROGRAMA ROLEX DE MESTRES E DISCÍPULOS

O Programa Rolex de Mestres e Discípulos foi criado com o objetivo de promover a cultura em nível mundial. O programa seleciona jovens talentos no mundo todo a fim de propor uma colaboração criativa com um renomado mestre por meio de uma relação de tutoria individual. Ao promover a tradição de excelência que a caracteriza, a Rolex objetiva oferecer a artistas iniciantes um tempo para que possam aprender, criar e crescer. Desde 2002, a empresa vem promovendo o encontro entre mestres e discípulos nas áreas de dança, cinema, literatura, música, teatro, artes visuais e arquitetura. O programa de tutoria da marca transformou-se em um intenso diálogo entre artistas de gerações, culturas e disciplinas diferentes, contribuindo para que a herança artística mundial seja perpetuada. Mentores na área de cinema já incluíram os diretores Alfonso Cuarón, Stephen Frears, Alejandro G. Iñárritu, Mira Nair, Martin Scorsese, Zhang Yimou e o editor de filmes Walter Murch. O atual mentor é o diretor Spike Lee.

UM LEGADO DURADOURO

Inscrito em cada relógio Oyster, o termo “Perpetual” é bem mais que uma palavra sobre um mostrador. Trata-se de uma filosofia que representa a visão e os valores do fundador da Rolex, Hans Wilsdorf, e a força que impulsiona a Rolex hoje. Ela representa o engajamento da marca no mundo, de seu trabalho pela preservação do meio ambiente ao aprofundamento e transmissão de conhecimento, a suas conquistas no esporte e um espírito empreendedor. Foi por isso que a Rolex firmou uma parceria com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A criação de parcerias de longo prazo com indivíduos e organizações que reconhecem e valorizam a excelência é parte do espírito da empresa.

Ao longo das décadas, o legado de Hans Wilsdorf também permitiu que a Rolex fizesse uma contribuição singular e duradoura para a cultura, por meio do auxílio na transmissão de conhecimentos de uma geração para outra. Isso assume diferentes formatos e é um importante aspecto de seu relacionamento com a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas e os Academy Awards®.

Deixe um comentário