Fonte: Release da marca
A IWC Schaffhausen acaba de revelar um conjunto de faixas musicais exclusivas compostas pelo vencedor do Oscar Hans Zimmer. O aclamado compositor de trilha sonora para o cinema se inspirou nas cinco novas cores de cerâmica apresentadas pela fabricante suíça de relógios de luxo e que fazem parte de sua nova coleção TOP GUN Pilot’s Watches. Hoje, 1 de abril, Zimmer conduziu a apresentação de estreia das faixas musicais em um evento exclusivo no Théâtre du Léman, em Genebra, organizada para marcar a exposição Watches and Wonders. Antes do show no Théâtre du Léman, Hans Zimmer se encontrou com o heptacampeão mundial de F1TM e embaixador da marca IWC Lewis Hamilton.
Hans Zimmer já participou de mais de 200 projetos em todas as mídias e foi homenageado com dois Oscars®, três Globos de Ouro®, três Grammys®, um American Music Award e um Tony® Award. Os destaques do seu trabalho incluem trilhas sonoras para filmes como “Duna”,
“007 – Sem Tempo para Morrer”, “Gladiador”, “Além da Linha Vermelha”, “Melhor É Impossível”, “Rain Man”, a trilogia “Batman – O Cavaleiro das Trevas”, “A Origem”, “Thelma & Louise”, “O Último Samurai”, “12 Anos de Escravidão”, “Blade Runner 2049” (em conjunto com Benjamin Wallfisch) e “Dunkirk”, bem como outras mais recentes, incluindo “Mulher-Maravilha 1984”, “Era uma Vez um Sonho” (com a direção de Ron Howard) e “Bob Esponja: O Íncrivel Resgate”. Em 2019, Zimmer também fez a trilha do remake de “O Rei Leão”, pelo qual recebeu uma indicação ao Grammy® de Melhor Compilação de Trilha Sonora para Mídia Visual.
Tratando-se de uma das primeiras colaborações entre a fabricante suíça de relógios de luxo e o compositor de trilha sonora para filmes, a IWC Schaffhausen e Zimmer uniram-se para dar vida a um projeto único: “The Sound of Color”. Para a recém-lançada coleção TOP GUN Pilot’s Watches, os especialistas em criatividade da IWC idealizaram cinco novas cores de cerâmica e criaram relógios com designs monocromáticos impressionantes.
Zimmer, então, usou essas cores como o ponto de partida para a sua composição musical, criando cinco faixas musicais, uma para cada cor. A música adiciona uma nova dimensão surpreendente e original a cada um dos tons idealizados pela IWC, expressando-os emocionalmente através do som.
“O que eu amo na música é o elemento lúdico e a oportunidade de experimentar coisas que nunca fiz antes”, explicou Zimmer. “Gostei de criar sons com a IWC porque era bem diferente do meu trabalho em filmes. Escrever música é sempre sobre contar uma história e levar as pessoas a novos lugares, seja inspirado por uma imagem em movimento ou uma cor, e agora não foi diferente.”
“O som é uma das ferramentas mais poderosas que existem para expressar emoções e criar uma atmosfera. Como designer de arquitetura, aprendi a expressar minhas ideias visualmente. As poderosas trilhas sonoras de Hans me inspiraram continuamente e me deram energia durante inúmeras horas desenhando até altas horas da noite. Ter a oportunidade de trabalhar com Hans na tradução de “The Colors of Top Gun” para som é um sonho que virou realidade. A paisagem sonora será fundamental na criação de uma atmosfera única a fim de exibir nossos relógios com o máximo efeito.”
UMA ABORDAGEM DE ENGENHARIA PARA CRIAR MÚSICA
A colaboração entre a IWC e Zimmer baseia-se em valores compartilhados. Assim como a IWC promove uma abordagem de engenharia para a relojoaria, ele também utiliza uma abordagem baseada em tecnologia para compor música. A tecnologia de ponta permite que ultrapasse os limites e se aventure em territórios inexplorados do som. Em seu estúdio em Santa Mônica, na Califórnia, ele montou um sistema único de sintetizadores e samplers, o que lhe permite compor e organizar, de modo eletrônico, suas músicas sem nunca escrever uma única nota. Ele também viaja para os lugares mais inusitados para gravar novos samples ou elaborar instrumentos sob medida para um propósito específico. O que também diferencia o trabalho de Zimmer é a sua abordagem colaborativa. Ele trabalha em um ambiente criativo único, cercado por colegas compositores e músicos. Juntos, experimentam novos sons e samples e continuamente desafiam uns aos outros a criar novas e extraordinárias trilhas cinematográficas.