Antiquorum realizará o leilão “Important, Modern & Vintage Tiempeices”

A Antiquorum realizará o leilão “Important, Modern & Vintage Tiempeices” em Genebra na Suíça, durante os dias 5 e 6 de novembro e o lote de número 160, um Rolex Datejust em aço de referência 16030 do ano 1982, com estimativa de venda entre CHF 20.000 e CHF 40.000 (Francos Suíços), pertenceu a um brasileiro ilustre; Sergio Vieira de Mello.

Sergio Vieira de Mello foi um diplomata brasileiro que ocupou vários cargos de alto escalão nas Nações Unidas, em todo o mundo. Seu início de carreira o levou ao Peru, Chipre, Sudão do Sul, Líbano e Moçambique, para citar alguns. Ele foi o principal articulador de um plano que pôs fim ao êxodo dos “boat people”, vietnamitas que ainda estavam deixando o Vietnã dez anos após o fim das hostilidades.

Em 1991, o Alto Comissário para Refugiados nomeou Sergio como seu enviado especial no Camboja. Ao mesmo tempo, ele assumiu a responsabilidade de chefe da operação da UNTAC, que organizou o repatriamento de 370.000 cambojanos para suas aldeias em junho de 1993.

De Novembro de 1999 a Abril de 2002, Sérgio Vieira de Mello assumiu o cargo de Administrador da UNTAET em Díli e foi o Governador de-facto do Timor-Leste, que levou com sucesso à independência em 20 de Maio de 2002.

Em setembro de 2002, Sergio foi nomeado pelo Secretário-Geral, Kofi Annan, como Alto Comissário para os Direitos Humanos e ficou baseado em Genebra. Ele permaneceu em seu cargo até o final de maio de 2003, quando o Secretário-Geral lhe pediu para servir como seu representante especial em Bagdá por quatro meses. Sergio chegou ao Iraque em 2 de junho de 2003 e em 22 de julho, entregou seu relatório sobre a situação no Iraque ao Conselho de Segurança da ONU, destacando as condições particularmente difíceis em que as Nações Unidas tiveram que trabalhar no país.

Sergio Vieira de Mello foi tragicamente morto em Bagdá, com 21 de seus colegas na tarde de 19 de agosto, no ataque terrorista mais sangrento que já atingiu as Nações Unidas em sua longa história. Sergio Vieira de Mello foi sepultado no Cimetière des Rois (o Cemitério dos Reis) em Genebra.

Numerosos livros e filmes foram escritos sobre suas realizações e muitas escolas e cadeiras universitárias levam seu nome. Ele permanece até hoje um exemplo de diplomacia e carisma, que fez com que as pessoas o considerassem como o próximo secretário-geral da ONU. Um busto dele foi erguido em frente ao Palais Wilson em Genebra onde recebeu altas distinções oficiais, como o Comandante de la Legion d’Honneur, o Bourgeoisie d’Honneur de Genebra e muitos outros em todo o mundo.

Após sua morte, as Nações Unidas declararam 19 de agosto “Dia Mundial Humanitário”, um dia que celebra o trabalho de todos os servidores humanitários em todo o mundo. Essa iniciativa foi trazida pela Fundação Sergio Vieira de Mello, uma organização sem fins lucrativos estabelecida em Genebra.

Sergio usava um Rolex Oyster Perpetual Datejust, na maioria das ocasiões, tanto em campo, como em zonas de guerra ou encontrando líderes mundiais como Georges W. Bush, Kofi Annan, Antonio Guterres, o Papa, Tony Blair, Yasser Arafat e vários outros.

Deixe um comentário