Fonte: Release da marca
Circuito de la Sarthe, junho de 2023 – Uma corrida de muita emoção e performances de tirar o fôlego, o 100º aniversário das 24 Horas de Le Mans será para sempre lembrado como uma das provas mais extraordinárias do mítico Circuito de la Sarthe. Neste 11 de junho, o No. 51 Ferrari AF Corse alcançou a glória diante de notáveis 325.000 espectadores. De sábado, 10, a domingo, 11 de junho, os campeões gravaram seus nomes na história do esporte a motor e conquistaram a primeira vitória da equipe italiana desde 1965.
Para marcar esta importante ocasião, o recorde de nove vezes vencedor das 24 Horas de Le Mans e Testimonee Rolex, Tom Kristensen presenteou os pilotos vencedores com um Oyster Perpetual Cosmograph Daytona especialmente gravado enquanto eles comemoravam no pódio com o troféu do centenário. Refletindo sobre seu papel como Grand Marshal, Kristensen diz: “Estar aqui ao lado dos vencedores desta edição marcante foi um grande momento para mim. Minha experiência nas 24 Horas de Le Mans significa que tenho ainda mais respeito pelo que esses pilotos e equipes alcançaram nas 24 horas. Afinal, foi esta corrida que me trouxe para a família Rolex e, por isso, Le Mans parece ainda mais um lar para mim.”
As condições extremas da pista levaram a uma abertura tumultuada nas primeiras horas do evento e uma atmosfera elétrica, com a liderança mudando continuamente e a classe Hypercar bem posicionada. Ao cair da noite, a corrida ganhou ritmo e uma disputa intensa surgiu entre o atual campeão nº 8 Toyota Gazoo Racing e o nº 51 Ferrari AF Corse, com a marca italiana selando uma vitória histórica. Contra todas as probabilidades, o No. 34 Inter Europol Competition triunfou na categoria LMP2, enquanto o No. 33 Corvette Racing prevaleceu na classe LMGTE Am.
Pilotos profissionais e pilotos amadores entusiastas de todos os cantos do mundo do automobilismo entraram no grid nas três classes, ao lado da entrada Garage 56 – o primeiro de seu tipo a completar a corrida duas vezes ao redor do relógio. Jenson Button, campeão mundial de pilotos de Fórmula 1® da FIA de 2009 e testimonee Rolex, co-pilotou este carro inovador ao lado da lenda da NASCAR Jimmie Johnson e do especialista em carros esportivos Mike Rockenfeller, demonstrando incrível durabilidade e perseverança. Falando depois, o entusiasmado Button disse: “As 24 Horas de Le Mans são sempre especiais, mas competir no 100º aniversário foi excepcional. Que corrida – jogou tudo em nós e caiu para as menores margens. Para nós, ser tão competitivos quanto éramos é incrível e é muito emocionante para todos os envolvidos”.
Realizada pela primeira vez em 1923, a corrida de resistência mais prestigiada do mundo testou o desempenho humano e técnico até seus limites ao longo do século. Como Relógio Oficial das 24 Horas de Le Mans desde 2001, a Rolex defende o compromisso ininterrupto que tornou esta corrida e seus conquistadores lendas do esporte a motor. Como prova do apoio duradouro do relojoeiro suíço à excelência automotiva, a Rolex revelou um Oyster Perpetual Cosmograph Daytona para homenagear o centenário das 24 Horas de Le Mans no Circuito de la Sarthe.
Kristensen acrescenta: “Quando vemos este Rolex Daytona único, vemos 100 anos das 24 Horas de Le Mans em um cronógrafo. Representa a dedicação e o trabalho em equipe, que me faz sentir parte de algo maior. Em última análise, o que nos traz a essas pistas permaneceu o mesmo ao longo de gerações – paixão, persistência, desempenho, tempos de volta perfeitos e timing perfeito. Le Mans começou antes de mim e é algo que vai durar para sempre.”