NOVIDADE TUDOR: One Watch
Fonte: Release da marca
A TUDOR decidiu assinalar a edição de 2023 da Only Watch com requinte e modernidade ao trazer um cronógrafo clássico dos anos 1970. Pela primeira vez, o protótipo completamente novo de um Calibre Cronógrafo de Manufatura, desenvolvido de raiz pela TUDOR, será apresentado em ouro amarelo maciço de 18 quilates, uma reinterpretação de um clássico da marca: o Cronógrafo “Big Block”.
Os relógios TUDOR são sinónimo de valor, fiabilidade e robustez, o que implica, muitas vezes, privilegiar o uso de certos materiais, tais como o aço inoxidável ou o titânio. Porém, nesta edição da Only Watch, a TUDOR ousou romper com a tradição ao apresentar uma caixa em ouro amarelo de 18 quilates, novinha em folha, celebrando assim o regresso do lendário Cronógrafo “Big Block”, o primeiro cronógrafo automático da TUDOR, lançado em 1976. Movido por este espírito singular, o Cronógrafo Prince One encerra em si algo inédito: um Calibre Cronógrafo de Manufatura novo e inteiramente desenvolvido pela TUDOR. O protótipo deste Calibre, designado como movimento “número 0” durante o processo de desenvolvimento, encontra-se no interior do Cronógrafo TUDOR Prince One. Para além de contar com uma construção de roda de colunas, o novo Calibre MT59XX cumpre plenamente todos os requisitos de desempenho estabelecidos para os Calibres de Manufatura da TUDOR.
- Caixa de 42 mm em ouro amarelo de 18 quilates, proteções da coroa de forma quadrada com estriado. Fundo de caixa em ouro amarelo maciço de 18 quilates com bracelete em ouro maciço a condizer.
- Roda de colunas do protótipo do Calibre Cronógrafo de Manufatura MT59XX.
- Um mostrador lacado em preto único, com contadores em ouro. A inscrição “Prince Chronograph” surge impressa acima do contador, na posição das 6 horas.
- Regresso do nome “Prince”.
- O renascer de um célebre e clássico cronógrafo da TUDOR.
O RELÓGIO DAS INOVAÇÕES
O ano de 1976 marca a introdução do primeiro cronógrafo automático da TUDOR. Para compensar a espessura gerada pela adição do rotor de corda automática ao movimento de cronógrafo, a TUDOR concebeu uma caixa central mais espessa, que pudesse acomodá-lo. Esta característica valeu ao novo cronógrafo automático o apelido de “Big Block”, por parte dos colecionadores, em referência à sua caixa em forma de bloco. Permaneceu no catálogo da marca durante quase duas décadas, antes de a sua produção ser interrompida no início dos anos 1990. A produção constante, as numerosas versões e a estética distinta que o caracterizavam conferiram a este modelo uma excelente reputação junto dos colecionadores de relógios TUDOR.
Embora o Cronógrafo Prince One seja pensado como uma reinterpretação comemorativa do Cronógrafo “Big Block”, a sua conceção é totalmente inovadora e condensa o melhor dos valores que norteiam a TUDOR. Para começar, o MT59XX que se encontra no interior do relógio é um movimento que foi desenvolvido pela TUDOR com o propósito exclusivo de ser um protótipo, abrindo assim caminho para os Calibres cronógrafo modernos que viriam a seguir. Apesar de a fabricação do Calibre ter sido assegurada por terceiros no início da produção do Cronógrafo “Big Block”, a marca valorizou sempre e manteve em mente o utilizador final. Hoje em dia, a TUDOR domina a produção dos seus próprios Calibres de vanguarda, e o Cronógrafo Prince One materializa na perfeição este marco crucial na história da TUDOR.
O PROTÓTIPO DO CALIBRE CRONÓGRAFO DE MANUFATURA MT59XX
A designação “XX” inscrita no Calibre TUDOR reserva-se a protótipos. O movimento encerrado no Cronógrafo Prince One marca a génese da vontade moderna da TUDOR de explorar os processos de fabrico dos movimentos de cronógrafo com roda de colunas. De forma a celebrar este marco, a menção “MT59XX” aparece gravada na placa principal. Quanto à ponte das engrenagens, está adornada com a assinatura da manufatura de Kenissi, a unidade dedicada à produção dos movimentos da TUDOR. No entanto, estas inscrições não constam nos relógios provenientes da produção padrão da marca e reservam-se exclusivamente a movimentos em fase de desenvolvimento. Por fim, estes apontamentos visuais não se limitam apenas a gravações em protótipos. O MT59XX mantém a arquitetura e o desempenho dos emblemáticos movimentos da TUDOR, incluindo uma ponte transversal fixada em ambos os lados na qual são apoiados a espiral de silício e o oscilador de inércia variável. O desempenho também cumpre as especificações típicas da marca e conta com uma reserva de marcha de 70 horas “à prova de fins de semana”, e um intervalo de tolerância de 6 segundos (-2/+4) testado depois de o relógio estar inteiramente montado. Por sua vez, a estética deste movimento não fica aquém da estética dos restantes Calibres de Manufatura da TUDOR: o seu rotor monobloco em tungsténio é aberto e apresenta um acabamento acetinado e detalhes conseguidos a jato de areia; as pontes e a placa principal dispõem de superfícies que aliam acabamentos polidos a jato de areia e decorações gravadas a laser.
A MANUFATURA TUDOR
Cada relógio TUDOR é montado e totalmente testado de acordo com os padrões superiores da nova manufatura da TUDOR, localizada em Le Locle, na Suíça. Esta nova unidade de vanguarda, que reúne todo o know-how dos relojoeiros e o melhor em termos de gestão de produção e sistemas de testes automatizados, foi concluída em 2021, após três anos de construção. Envergando a cor vermelha da TUDOR, a manufatura estende-se por quatro níveis, totalizando mais de 5500 metros quadrados e está física e visualmente ligada à fábrica vizinha de Kenissi, a unidade fundada em 2016 que tem produzido o movimento TUDOR. A unidade de Kenissi, assim como a rede de filiais TUDOR, permitiu à marca integrar o desenvolvimento e a produção de Calibres mecânicos de alto desempenho. Deste modo, a TUDOR passou a ter o domínio completo da produção de componentes estratégicos dos seus relógios, podendo assim garantir a sua qualidade.
A GARANTIA TUDOR
Desde a criação da marca por Hans Wilsdorf em 1926, e respeitando a visão do criador quanto ao que é um relógio ideal, a TUDOR tem incessantemente criado relógios tão robustos, duradouros, fiáveis e precisos quanto possível. Face a esta experiência, e com a confiança na qualidade superior dos seus relógios, a TUDOR oferece uma garantia de cinco anos para todos os seus produtos. Para além de ser transferível, esta garantia não requer o registo do relógio nem o envio do mesmo para verificações periódicas. De igual forma, a TUDOR recomenda uma manutenção para os seus relógios a cada dez anos, aproximadamente, dependendo do modelo e da utilização no dia a dia.
A TUDOR É #BORNTODARE
Em 2017, a TUDOR lançou uma nova campanha com a assinatura #BornToDare. Este lema reflete tanto a história da marca como a sua identidade. Conta as aventuras de indivíduos que alcançaram feitos incríveis em terra, no gelo, no ar e debaixo de água, com um relógio TUDOR no pulso. Refere-se também à visão de Hans Wilsdorf, o fundador da TUDOR, que idealizou os relógios TUDOR para resistirem a condições extremas; relógios feitos a pensar em estilos de vida mais arrojados. #BornToDare é o testemunho da abordagem relojoeira singular da TUDOR, que fez da marca aquilo que é hoje. Na linha da frente da indústria relojoeira, as suas inovações são hoje referências essenciais. O espírito #BornToDare da TUDOR é representado em todo o mundo por embaixadores de primeira classe cujas conquistas resultam diretamente de uma abordagem ousada perante a vida.
SOBRE A TUDOR
A TUDOR é uma empresa relojoeira premiada “Swiss Made” que produz relógios mecânicos de estilo sofisticado, com fiabilidade comprovada e relação inigualável entre qualidade e preço. As origens da TUDOR remontam a 1926, quando a marca “The Tudor” foi registada pela primeira vez pelo fundador da Rolex, Hans Wilsdorf. Em 1946, ele estabeleceu oficialmente a empresa “Montres TUDOR SA” para produzir relógios que respeitassem a tradicional filosofia de qualidade da Rolex a um nível de preços mais acessível. Devido à sua robustez e acessibilidade, os relógios TUDOR tornaram-se, ao longo da sua história, a escolha dos mais ousados aventureiros em terra, no ar, debaixo de água e no gelo. Atualmente, a coleção TUDOR conta com modelos icónicos como o Black Bay, Pelagos, 1926 e Royal. Desde 2015, a TUDOR também oferece movimentos mecânicos com Calibres de Manufatura que incluem diversas funções e um desempenho superior.
REFERÊNCIA 9420/801
CAIXA
Caixa de 42 mm em ouro amarelo de 18 quilates
LUNETA
Luneta fixa em ouro amarelo de 18 quilates com disco em alumínio anodizado preto
COROA
Coroa em ouro amarelo de 18 quilates com o escudo TUDOR em relevo
MOSTRADOR
Mostrador preto lacado
VIDRO
Vidro de safira plano
ESTANQUIDADE
Estanque até 200 m
BRACELETE
Bracelete com três elos em ouro amarelo de 18 quilates
MOVIMENTO
Calibre Cronógrafo de Manufatura MT59XX
Movimento de cronógrafo mecânico de corda automática com sistema de rotor bidirecional
RESERVA DE MARCHA
Aproximadamente 70 horas
PRECISÃO
Cronómetro suíço oficialmente certificado pelo COSC
(Official Swiss Chronometer Testing Institute)
FUNÇÕES
Ponteiros das horas e minutos no centro
Segundos do cronógrafo no centro
Contador de 30 minutos do cronógrafo na posição das 12 horas
Contador de 12 horas do cronógrafo na posição das 6 horas
Ponteiro dos pequenos segundos na posição das 9 horas
Data na posição das 3 horas
Stop-segundos para um ajuste preciso da hora
OSCILADOR
Oscilador de inércia variável, microajuste com parafuso
Espiral de silício não magnética
Frequência: 28 800 alternâncias/hora (4 Hz)
DIÂMETRO TOTAL
30,8 mm
ESPESSURA
7,2 mm
JOIAS
40 joias