Com tema de nostalgia, companhia japonesa reuniu jornalistas e influenciadores em celebração à trajetória da marca
A Casio, icônica marca japonesa de relógios, celebrou na noite de ontem (23) os 50 anos dos negócios em relógios. Em evento exclusivo para jornalistas e influenciadores digitais, em um barcade na capital paulista, a Casio revisitou sua trajetória através das décadas, trazendo um contexto de nostalgia e continuidade ao presente da marca. Estiveram presentes veículos de Imprensa de renome, como revista Veja, Folha de S. Paulo, CNN Brasil, Harper’s Bazaar, L’Officiel e mais.
Imagem: Da esquerda para direita, Edson Castro, Diogo Rufino, Pedro Nogueira, Erik Rodrigues, Giovanna Ardanuy e Igor Krahenbuhl durante evento de 50 anos da Casio. Fonte: Divulgação Casio
O evento foi um tributo à evolução dos relógios Casio, destacando modelos emblemáticos que marcaram gerações, desde os clássicos digitais com calculadoras até as edições mais modernas e conectadas em bluetooth. Em clima intimista e descontraído, a atmosfera nostálgica tomou conta do ambiente. Os convidados foram recebidos com uma decoração que remetia às décadas passadas, criando uma viagem no tempo. Máquinas de fliperama, típicas dos anos 80, estavam disponíveis para os convidados, proporcionando uma experiência imersiva e divertida que evocava memórias afetivas.
Imagem: Convidados aproveitando evento em máquinas de fliperama. Fonte: Divulgação Casio
“A Casio é uma marca democrática, que ultrapassa todas as bolhas. Quando falamos em relojoaria, a marca é referência e umas das primeiras que veem à cabeça. Todo mundo tem uma história com a marca, quem nunca teve, um dia vai ter”, afirmou Igor Krahenbuhl, designer e especialista em moda presente no evento.
Imagem: Abertura do evento Casio 50 anos. Fonte: Divulgação Casio
Durante a cerimônia de abertura, Keisuke Senna, Gerente Geral da divisão de relógios da Casio Brasil, realizou discurso agradecendo a todos os presentes e ressaltando a importância do legado da marca. A noite seguiu com a exposição de relógios vintage e edições limitadas da Casio, incluindo a remasterização comemorativa dos 50 anos, o TRN-50. Além disso, também estiveram disponíveis relógios mais recentes e com tecnologia de ponta, como o GBD-H2000 para corredores e o G-Lide, com tábua das marés para surfistas e velejadores.
Imagem: Exposição de relógios da Casio durante evento Fonte: Divulgação Casio
Além das atividades e jogos, a festa contou com ambiente acolhedor com sucessos de rock e pop dos anos 80, mantendo a energia e a animação dos convidados durante toda a noite. O evento contou ainda com espaços instagramáveis e as máquinas de fliperama, que promoveram entretenimento aos convidados e geraram conteúdo para as redes. Os presentes também receberam presskit com relógio numa embalagem que contou um pouco da história em cada década, como forma de agradecimento e celebração.
Imagem: Press-kit com o modelo CA-53W Fonte: Divulgação Casio
Para Patricia Bacan, gerente de marketing Brasil e América Latina, celebrar os 50 anos é um olhar para o futuro. “Mantemos em nosso DNA o mesmo entusiasmo e compromisso de trazer algo inédito com a qualidade que nos trouxe até aqui. Hoje, comemoramos nossa tradição e o trajetória promissora que nos aguarda. Agradecemos a todos que fizeram parte dessa jornada”, declarou.
Através do tempo
Desde que trouxe as tecnologias LSI originais de seu negócio de calculadoras para o mercado de relógios em 1974, a Casio tem sido sinônimo de inovação. Há 50 anos, o Casiotron foi o modelo pioneiro, sendo o primeiro relógio digital do mundo com um calendário automático, revolucionando o mercado. Desde então, a marca segue inovando, oferecendo relógios altamente originais, que não apenas medem o tempo, mas também expandem suas possibilidades.
Em 1976, o Casiotron X-1 foi lançado como o primeiro relógio de pulso com cinco funções do mundo, incluindo cronômetro e hora mundial, graças à sua tecnologia de montagem de alta densidade. Em 1980, o W-100 chegou com resistência à água de 100 metros e uma bateria de longa duração, ideal para esportes aquáticos. O C-80, em seguida, trouxe a inovação de um relógio estilo calculadora com teclado de ponta de dedo. O modelo derivou o CA-53W que se tornou sensação da cultura pop nos anos 80, por estar no pulso de Marty McFly, personagem principal do filme De Volta para o Futuro.
Imagem: Marcella Duarte, repórter do UOL, com modelo CA-53WF-4B. Fonte: Divulgação Casio
Ao longo da década de 90, a Casio desenvolveu outras tecnologias que abriram caminho para os recursos que utilizamos hoje. Entre eles, monitor de pressão arterial, medição de altitude, pressão barométrica, direção e temperatura – ideais para a prática esportiva – além de outros mecanismos, como função de armazenamento de contato.
O clássico atual
A marca segue se reinventando e reforçando sua presença de mercado. Através das linhas G-Shock, Baby-G, Edifice e Pro Trek, a Casio reúne em seu portfólio mais de 5,500 modelos de relógios. Desde o primeiro Casiotron, foram vendidos 1.6 bilhões relógios em todo o mundo. Agora, completando meio século de existência, a companhia japonesa investe em inovação, design e tecnologia de ponta para continuar cativando as gerações atuais.
Imagem: Casiotron TRN-50-2A. Fonte: Divulgação Casio
Em comemoração ao seu 50º aniversário, a Casio realizou o lançamento do novo modelo que recria o lendário Casiotron QW02. O modelo original foi um marco em 1974, introduzindo uma nova era de funcionalidade e praticidade em relógios, ao criar o conceito de um relógio de pulso totalmente automático. Agora, em 2024, a marca recriou este clássico e o equipou com funções atuais, como carregamento Tough Solar e bluetooth. O novo relógio, TRN-50, já está disponível em uma edição limitada de 4 mil unidades em todo o mundo.
Sobre a Casio
A Casio Brasil opera como subsidiária de vendas da Casio Computer Co., um dos líderes na fabricação mundial de produtos eletrônicos ao consumidor e de soluções de equipamentos empresariais. Desde sua fundação, em 1957, a marca vem trabalhando para manter o princípio de “criatividade e contribuição” da corporação, lançando produtos inovadores e buscando sempre atender às necessidades dos consumidores.