IWC SCHAFFHAUSEN E O PROGRAMA ESPACIAL POLARIS DÃO TREINAMENTO DE VÔO DE ASTRONAUTA A LEWIS HAMILTON.

DA PISTA AO ESPAÇO: IWC SCHAFFHAUSEN E O PROGRAMA POLARIS OFERECEM TREINAMENTO DE VOO ESPACIAL A LEWIS HAMILTON

Em um novo curta-metragem inspirador produzido pela IWC Schaffhausen, Lewis Hamilton, piloto da equipe Mercedes-AMG PETRONAS Fórmula 1, embarca em um treinamento de voo espacial. O mesmo treinamento foi usado para preparar as tripulações das missões espaciais comerciais Inspiration 4 e Polaris Dawn. Durante o dia de treinamento, o heptacampeão mundial de F1 e embaixador da marca IWC foi acompanhado por alunos da organização sem fins lucrativos Dibia Dream, que promove a educação STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). A presença desses estudantes também é um lembrete da incrível trajetória de carreira de Lewis Hamilton, que abrange mais de três décadas, e transmite uma mensagem inspiradora: você pode ser tudo o que quiser na vida – um piloto na pista, no ar ou, até mesmo, no espaço.

Um dos pilotos de corrida mais bem-sucedidos de todos os tempos, Lewis Hamilton é uma personalidade multifacetada, cujos interesses e ambições vão muito além do seu esporte. O heptacampeão mundial de Fórmula 1 é profundamente fascinado pelo espaço e por sua exploração. Ele visitou instalações de treinamento espacial renomadas e expressou repetidamente seu desejo de integrar uma missão espacial no futuro se isso servir a um propósito e contribuir para a melhoria de toda a humanidade. Pensando nisso, a IWC Schaffhausen se uniu ao Programa Polaris e seu Diretor de Filantropia e piloto instrutor, John “Slick” Baum, para oferecer a Lewis Hamilton uma oportunidade de experimentar o treinamento de voo que faz parte do programa da organização de preparação de astronautas para o espaço. O Programa Polaris, que é apoiado pela IWC, concluiu recentemente a primeira de três missões de voo espacial humano. Durante seus cinco dias em órbita, a tripulação do Polaris Dawn escreveu história ao realizar com sucesso a primeira caminhada espacial comercial.

“Desde que Lewis Hamilton se tornou um Embaixador da IWC em 2013, criamos muitos momentos e memórias inesquecíveis juntos. À medida que sua era de quebra de recordes com a Equipe Mercedes-AMG PETRONAS de Fórmula 1 se aproxima do fim, estamos animados em dar a ele uma oportunidade de concluir um treinamento de voo para astronautas e levá-lo um passo mais perto da exploração espacial”, explica Chris Grainger-Herr, CEO da IWC Schaffhausen.

TREINAMENTO DE VOO É ESSENCIAL PARA ASTRONAUTAS

O treinamento de avião de caça tem sido o cerne do voo espacial humano desde o início. Todos os primeiros astronautas eram pilotos de aviões de caça, e a experiência em pilotar esse tipo de aeronave era um requisito essencial para ir ao espaço. O treinamento de voo também foi um pilar fundamental na preparação das equipes do Inspiration 4 e Polaris Dawn para suas missões. Embora as forças G experimentadas em um jato ou foguete não possam ser comparadas diretamente, pois afetam o corpo de maneiras diferentes, o treinamento de avião de caça ainda oferece benefícios significativos aos astronautas. Mais importante ainda, permite que os membros da tripulação se familiarizem com a operação em um ambiente de alto risco e alto impacto, semelhante ao que eles experimentariam durante o lançamento de um foguete. Enquanto são pressionados em seus assentos por várias vezes o seu próprio peso corporal, eles têm que se comunicar uns com os outros, passar por extensas listas de verificação técnicas e monitorar parâmetros críticos de voo – tudo isso enquanto permanecem mentalmente alertas em relação ao ambiente ao redor e preparados para agir caso algo inesperado aconteça.

UMA SEQUÊNCIA COMPLETA DE MANOBRAS DE TREINAMENTO

O treinamento espacial de Lewis Hamilton começou com um extenso briefing e inspeção do jato L-39 Albatros. John “Slick” Baum deu a Lewis Hamilton uma explicação detalhada das manobras que eles executariam e como elas simulam diferentes situações que um astronauta vivencia durante um voo espacial. Durante seu voo de demonstração subsequente com duração de quase uma hora, Lewis Hamilton e seu instrutor realizaram uma série de manobras. Eles praticaram acelerações e desacelerações para experimentar forças laterais G, simulando a subida de um foguete. Eles também praticaram forças G mais altas inclinando ou fazendo curvas acentuadas com a aeronave. Um destaque foi uma manobra acrobática, onde Lewis Hamilton experimentou brevemente a sensação de gravidade zero. Uma luva de corrida, que gradualmente começou a flutuar livremente na cabine, foi usada como um indicador de gravidade zero. Durante o voo, o piloto do F1™ suportou um máximo de 7,5 g, que é mais do que os astronautas normalmente experimentam em um lançamento.

“Colocamos Lewis Hamilton no mesmo tipo de treinamento que usamos para preparar as equipes do Inspiration 4 e do Polaris Dawn para suas missões. Ele demonstrou habilidades impressionantes no comando do jato e provou que pode pilotar qualquer máquina, seja um carro de corrida potente ou um jato. Com o treinamento de voo espacial para Lewis Hamilton, destacamos o compromisso do Programa Polaris em

tornar a exploração espacial acessível a mais pessoas”, disse John “Slick” Baum, Diretor de Filantropia e piloto instrutor do Programa Polaris.

Lewis Hamilton usou um traje de corrida especial, com um emblema de “missão espacial” e o número do seu carro, 44. Ele usará o mesmo traje durante a corrida deste fim de semana no Circuito Internacional de Lusail, no Catar. No voo, ele utilizou o Pilot’s Watch Performance Chronograph 41 Mercedes-AMG PETRONAS Formula One™ Team (Ref. IW388306). Com sua caixa de Ceratanium® altamente resistente a arranhões e resiliente, é o relógio perfeito para suportar as duras condições no cockpit do jato.

ESTUDANTES DA ORGANIZAÇÃO DIBIA DREAM TRANSMITEM UMA MENSAGEM PODEROSA

O treinamento também foi acompanhado por um grupo de estudantes da organização sem fins lucrativos Dibia Dream, que promove a mudança social através da educação STEM e de atividades recreativas para jovens em situação de vulnerabilidade – transformando a vida de 40 mil estudantes em 32 estados e 12 países até hoje. Os estudantes passaram o dia inteiro envolvidos em uma variedade de atividades relacionadas à exploração espacial. Eles também tiveram a chance de se encontrar com Lewis Hamilton e fazer perguntas a ele antes do voo. A presença dos estudantes serviu como um poderoso lembrete da incrível jornada de Lewis Hamilton, desde seu humilde começo no kart aos oito anos de idade até se tornar um dos pilotos mais aclamados da história do automobilismo. Aplaudindo ao lado da pista, os estudantes enviaram uma mensagem edificante para os jovens ao redor do mundo: “Você pode ser o que quiser – piloto na pista, no ar ou até no espaço.”

Deixe um comentário