Fonte: Release da marca
Numa nova parceria histórica, a Breitling irá adquirir combustível de aviação sustentável para todos os seus voos com a SWISS, com o objetivo de alcançar a neutralidade de CO2 nas viagens aéreas.
A SWISS International Air Lines e a fabricante de relógios Breitling formaram uma parceria inédita na Suíça. A Breitling irá adquirir combustível de aviação sustentável (SAF) para todas as suas viagens de negócios com a SWISS, começando retroativamente para todo o ano civil de 2022.
Com a aquisição da respetiva quantidade de SAF, a Breitling irá reduzir em 80% as suas emissões de CO2 em todos os voos. A Breitling irá alcançar a neutralidade de carbono nas suas viagens aéreas através da compensação das restantes emissões de CO2 , investindo em créditos de carbono de alta qualidade.
“Alcançar a neutralidade de CO2 nas nossas viagens de negócios com a SWISS é uma forma importante de reduzirmos as nossas emissões e, através da aquisição de SAF, prestarmos uma pequena contribuição para a transição rumo à sustentabilidade da indústria da aviação, com a qual estamos intimamente ligados desde a década de 1930.”
O combustível de aviação sustentável, (ou SAF — Sustainable Aviation Fuel) é um combustível de aviação de origem não fóssil, que fecha o ciclo do carbono. O SAF utilizado atualmente pela SWISS é produzido a partir de resíduos biogénicos, tais como óleos de cozinha usados, e permite uma redução de 80% das emissões de CO2 , em comparação com o combustível fóssil. Os combustíveis sintéticos disponíveis no futuro serão virtualmente neutros em CO2 . Os SAF são de importância primordial para a descarbonização da aviação. Atualmente, contudo, o SAF está disponível apenas em pequenas quantidades, pelo que é essencial aumentar rapidamente a produção.
A Breitling é a fornecedora oficial de instrumentos de registo de tempo de bordo da SWISS, que, em 2021, se tornou a primeira companhia aérea comercial a voar a partir da Suíça utilizando SAF, e está a tomar medidas específicas para fomentar um maior desenvolvimento de SAF, assim como para expandir a sua disponibilidade. A companhia aérea também está a investir milhares de milhões na aquisição de aviões energeticamente eficientes, que permitam reduzir as emissões de carbono em 25%, em comparação com os seus antecessores, e está a trabalhar continuamente na otimização das suas operações de voo.
Dieter Vranckx, CEO da SWISS, diz: “Através do seu compromisso com o SAF, a Breitling está a desempenhar um papel pioneiro exemplar neste processo. Colaborações como esta estão a contribuir de forma tangível para acelerar a produção de combustíveis de aviação sustentáveis e para impulsionar a transição para uma aviação neutra em CO2 .” Mais informações detalhadas sobre o SAF podem ser encontradas aqui.
MEDIDAS CONCRETAS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DE SUSTENTABILIDADE
Medida atrás de medida, a Breitling trabalha incansavelmente na melhoria dos seus materiais e processos, assim como na implementação da sustentabilidade em todos os aspetos do negócio. Algumas dessas medidas são as seguintes:
– Salesforce Net Zero: Para criar cálculos precisos que permitam à Breitling alcançar a neutralidade de carbono em todas as emissões medidas, a fabricante de relógios está a implementar Salesforce´s Net Zero Cloud, uma solução de contabilização de carbono que ajuda as empresas a acompanhar a respetiva pegada de carbono. Esta solução de sustentabilidade, baseada na nuvem, proporciona análises “what if” que ajudam a prever a origem das emissões e onde as reduzir, permitindo à Breitling acelerar o seu compromisso para com a Science Based Targets initiative.
– Embalagem sustentável: A Breitling criou uma caixa de relógio ecológica, reutilizável e dobrável – uma novidade na indústria. Fabricada a partir de garrafas de plástico 100% reutilizadas, a embalagem recebeu o rótulo «Efficient Solution Label» da Solar Impulse, atribuída a produtos que abordam os desafios ambientais sem prejudicar o crescimento económico. Esta medida serve também para ajudar a Breitling em mais um dos seus objetivos para a proteção do clima: eliminar os resíduos plásticos em toda a marca até 2025.
– Pulseiras em tecido ECONYL® da Outerknown: A Breitling fez uma parceria com a Outerknown, a marca de vestuário sustentável cofundada pelo campeão mundial de surf Kelly Slater, com o objetivo de desenvolver uma linha de pulseiras de relógio em tecido ECONYL®. Este material resistente é fabricado com redes de pesca “fantasma” reutilizadas e resíduos de nylon extraídos de oceanos em todo o mundo.
– SUGi: Esta organização sem fins lucrativos tem como objetivo a reflorestação de ambientes urbanos para restabelecer a biodiversidade natural. Desde a parceria com a SUGi, em 2020, a Breitling plantou 17 600 árvores, recuperando aproximadamente 264 espécies vegetais nativas em 14 400 metros quadrados de 9 florestas, em 7 países.
– Ocean Conservancy: A poluição dos oceanos com resíduos plásticos é omnipresente. Com a Ocean Conservancy, a Breitling desempenha um papel ativo em atividades de limpeza que contribuem para oceanos mais saudáveis e sem lixo.
– Neutralidade de carbono: A Breitling está a trabalhar para alcançar a neutralidade de carbono retroativa em todas as suas emissões medidas, remontando ao dia 1 de abril de 2021. Até à data, a marca conseguiu compensar um total de 4711 toneladas de emissões de CO2 e.*
Para descobrir mais sobre o roteiro de sustentabilidade da Breitling, visite o Relatório da Missão de Sustentabilidade.
*CO2 e refere-se às emissões de dióxido de carbono equivalente.
SOBRE A BREITLING
Fundada em 1884, a Breitling é um fabricante de relógios suíço líder no setor. A empresa inovadora inventou o cronógrafo moderno e foi a pioneira do relógio profissional de navegação. Hoje em dia, a marca continua a inovar como marca de luxo sustentável, descontraída e inclusiva, contando com mais de 150 boutiques inspiradas no design de loft industrial. As coleções Breitling estão centradas nos universos ar, terra e mar, todos representados no inconfundível estilo retromoderno da marca. A qualidade excecional de cada movimento de relógio é confirmada pelo respetivo estatuto de cronómetro certificado pelo COSC e a marca conserva a sua posição como um dos poucos fabricantes de relógios a produzir os seus próprios calibres manufaturados. Ao combinar a relojoaria clássica com as mais recentes inovações, a Breitling assume a posição de empresa vanguardista com um vasto legado histórico.
SOBRE A SWISS INTERNATIONAL AIR LINES
A Swiss International Air Lines (SWISS) é a maior companhia aérea da Suíça. Liga a Suíça à Europa e ao mundo com voos diretos a partir dos aeroportos nacionais de Zurique e Genebra. Para isso, a companhia aérea Premium opera com uma das frotas mais modernas e eficientes, em termos de CO2 , da Europa. A sua divisão de carga, a Swiss WorldCargo, oferece um abrangente serviço de “aeroporto a aeroporto” para cargas de valor elevado, urgentes e de atenção prioritária. Enquanto companhia aérea da Suíça, a SWISS representa os valores tradicionais do país e está empenhada em oferecer um serviço da mais alta qualidade. A empresa também assumiu o compromisso de alcançar objetivos climáticos ambiciosos e planeia reduzir as suas emissões líquidas de CO2 em 50% até 2030 (em comparação com 2019), assim como alcançar voos neutros em CO2 até 2050. Uma das suas prioridades consiste em promover a utilização de combustíveis sustentáveis. A SWISS faz parte do Grupo Lufthansa e é membro da Star Alliance, a maior rede de companhias aéreas no mundo.