No momento, você está visualizando Breitling traz comemoração de 140 anos ao Brasil com exposição de relógios vintage

Breitling traz comemoração de 140 anos ao Brasil com exposição de relógios vintage

´Time Capsule: The Breitling Heritage Exhibition´, uma mostra dos relógios mais importantes da ilustre história de pioneirismo da relojoaria suíça, ficará aberta ao público no Shopping Cidade Jardim entre 17 e 30 de outubro. Exposição faz parte de uma celebração global que viajará por 55 países no total.

Fundada em 1884, a Breitling está na vanguarda da inovação relojoeira há 140 anos e, para celebrar este legado de pioneirismo, ao longo do ano, a marca suíça está organizando diversas iniciativas com o mote “140 anos de pioneirismo”. Entre elas, uma exposição inédita que oferece ao público a chance de conhecer em primeira mão alguns dos modelos de relógios que marcaram época. Intitulada Time Capsule: The Breitling Heritage Exhibition, a mostrafoi apresentada pela primeira vez em maio e irá percorrer um total de 55 países nas Américas, Europa, Ásia, Oriente Médio e Oceania até dezembro de 2024.

Esse ano, a Breitling está celebrando os seus 140 anos de pioneirismo. Com nossa exposição itinerante mundial, reunimos os relógios mais significativos do passado da Breitling, destacando aqueles que desempenharam um papel pioneiro na história da relojoaria e deram inspiração para seus equivalentes modernos” comenta Gianfranco Gentile, Diretor Global do Departamento de Heritage da Breitling.

Em outubro, a Breitling organiza uma versão pop-up desta exibição itinerante no Brasil, reunindo alguns dos modelos mais significativos do passado da marca, destacando aqueles que desempenharam um papel pioneiro na história da relojoaria internacional. A seleção de relógios vintage a ser exibida na ocasião, feita com curadoria do departamento de Heritage da Breitling, é composta por peças de colecionadores brasileiros – relógios cedidos especialmente para a ocasião ou readquiridas pela Breitling para recompor acervo histórico da marca.

O legado da Breitling é caracterizado pelo seu pioneirismo: a marca suíça inventou o cronógrafo moderno, equipou o primeiro relógio para pilotos com uma régua de cálculo circular, enviou o primeiro relógio de pulso suíço ao espaço e desenvolveu o primeiro cronógrafo de mergulho. A Breitling também codesenvolveu o primeiro movimento de cronógrafo automático, transformou em miniatura o primeiro farol de emergência internacional em um relógio, foi a primeira marca de relógios a tornar seus movimentos 100% certificados pelo COSC e continua a inovar com criações como o primeiro relógio feito com matérias-primas rastreáveis e sua gama de movimentos de fabricação projetados e montados na Breitling Chronometrie.

Lançamos a iniciativa ´Time Capsule´ para homenagear nossa herança e celebrar nossos avanços”, disse Georges Kern, CEO da Breitling. “Cada exposição é uma jornada cativante que conecta nossa herança com o presente, permitindo que os visitantes testemunhem a evolução e o espírito duradouro de nossa marca.”

Esta mostra exclusiva ilustra o legado da Breitling em design e funcionalidade. Dos mostradores lúdicos e vibrantes da década de 1960 às ferramentas profissionais de alto desempenho, estes relógios destacam a inovação, a precisão e o apelo atemporal da Breitling. Confira alguns dos marcos pioneiros da Breitling que serão exibidos na exposição, celebrando o espírito inovador e a rica história da marca.

MOSTRADORES LÚDICOS: UM TRIBUTO À INDIVIDUALIDADE E AO DESIGN INOVADOR

A década de 1960 foi uma época de mudança cultural e autoexpressão, e a Breitling abraçou esse espírito criativo com seus modelos Top Time e Sprint, oferecendo relógios com cores vibrantes, formatos marcantes e características únicas. Esses relógios se tornaram símbolos de individualidade e estilo.

Sprint (1967): Um dos modelos de destaque, conhecido pelo seu icônico “mostrador Zorro”. O design ousado causou um impacto imediato, diferenciando-o de maneira surpreendente dos relógios mais tradicionais da época.

Chrono-Matic (1969): Outro importante modelo deste período, este relógio representa um marco importante na história da relojoaria. Na corrida para criar o primeiro cronógrafo automático, a Breitling colaborou com outros relojoeiros líderes em um projeto ultrassecreto chamado “Projeto 99”. O resultado foi um relógio que redefiniu o futuro dos cronógrafos e colocou a Breitling na vanguarda da inovação.

TransOcean (1971): Apresentado junto com o TransOcean Chrono-Matic cal. 11. Baseado no movimento Valjoux 7740, este relógio representou, pela primeira vez,  o compromisso da Breitling em unir estética visual à precisão que sempre caracterizou seus relógios.

FERRAMENTAS PARA PROFISSIONAIS: DESENVOLVIDOS PARA FUNCIONALIDADE E PRECISÃO

A coleção Instrumentos para Profissionais da Breitling foca na dedicação da marca em criar relógios altamente funcionais e duráveis ​​que atendem às rigorosas demandas de diferentes profissionais. De atletas a aviadores e árbitros, estes relógios provaram ser ferramentas essenciais e altamente respeitadas em seus respectivos campos.

• Navitimer (1967): Originalmente criado para a Associação de Donos de Aeronaves e Pilotos (Aircraft Owners and Pilots Association – AOPA), esse relógio rapidamente se tornou um favorito entre pilotos durante a era de ouro da aviação civil. Com uma régua em seu bisel para cálculos de voo, era considerado ferramenta que guiou os aviadores em alguns de seus voos mais desafiadores; incluindo o primeiro cronógrafo de pulso suíço usado no espaço, quando, em 24 de maio de 1962, Scott Carpenter partiu na nave espacial Mercury-Atlas 7 com o Navitimer Cosmonaute no pulso.; incluindo o primeiro cronógrafo de pulso suíço usado no espaço, quando, em 24 de maio de 1962, Scott Carpenter partiu na nave espacial Mercury-Atlas 7 com o Navitimer Cosmonaute no pulso.

• Sprint (1972): Com sua caixa de resina leve, esse relógio foi projetado para atletas. A escala de frequência cardíaca no bisel reflete sua finalidade pretendida — ajudar os corredores a monitorarem suas frequências cardíacas durante o treinamento ou competições. Este relógio é a mistura perfeita de inovação e funcionalidade.

Football Referee (1973): Uma peça única na exposição, este relógio foi um dos últimos modelos projetados por Willy Breitling, neto do fundador da marca. Ele foi criado especificamente para árbitros de futebol e apresentava um ponteiro de cronógrafo de minutos central “paddle” e um mostrador vermelho de 45 minutos para acompanhar o tempo de jogo decorrido. O indicador de atividade às 6 horas tornou fácil para os árbitros saberem se a cronometragem estava ativa, pausada ou desligada.

DESTAQUES ADICIONAIS

Chronomat (1968): Outro grande destaque, este relógio foi anunciado como “o único cronógrafo do mundo que realmente resolve problemas como uma régua de cálculo de engenheiro”. Suas escalas logarítmicas o tornam um relógio altamente funcional para profissionais que exigem cálculos complexos.

Navitimer Patrouille Suisse (1993): Criado em homenagem ao esquadrão Patrouille Suisse, este modelo é baseado no Old Navitimer de aço inoxidável. Apresenta o logotipo do esquadrão no mostrador e no fundo da caixa. Limitado a apenas 1.000 peças, esta é uma edição de colecionador muito procurada.

EXPERIÊNCIA DE EXPOSIÇÃO

Aberta ao público, a exposição Time Capsule oferecerá uma jornada pelos 140 anos de pioneirismo da Breitling e ficará disponível entre 17 e 30 de outubro, no primeiro andar do Shopping Cidade Jardim, com uma instalação que irá incluir a boutique Breitling e uma pop-up logo em frente. O Brasil é o único país a ampliar a exibição de dentro da boutique e levá-la para uma área dedicada, no corredor do shopping. Para essa pop-up, a Breitling traz o mesmo conceito visual de suas boutiques internacionais, com uma interpretação urbana e contemporânea de um loft industrial. Os relógios históricos serão apresentados em displays que remetem a malas estilo baús vintage, feitos sob medida. Os visitantes podem explorar melhor os relógios e se aprofundar na história da Breitling escaneando os QR codes para obter informações sobre cada modelo.

SERVIÇO:

Exposição Time Capsule: The Breitling Heritage Exhibition

Local: Shopping Cidade Jardim – Avenida Magalhães de Castro, 12.000 – Piso 1 / Cidade Jardim, São Paulo – SP

Data: de 17 a 30 de outubro

Horários: de segunda a sábado, das 10h às 22h; domingos das 14h ás 20h

Aberto ao público

​###

SOBRE A BREITLING

Fundada em 1884, a Breitling é uma das principais relojoarias suíças. A empresa inovadora inventou o cronógrafo moderno e foi pioneira no relógio de ferramenta de navegação. Hoje, ainda está abrindo novos caminhos como uma marca de luxo casual, inclusiva e sustentável, com mais de 270 boutiques inspiradas em lofts industriais em todo o mundo. As coleções da Breitling giram em torno de atividades aéreas, terrestres e marítimas, todas capturadas no inconfundível estilo retrô moderno da marca. A qualidade excepcional de cada movimento do relógio é confirmada por seu status de cronômetro com certificação COSC, e a marca continua sendo uma das poucas relojoarias independentes a produzir seus próprios calibres de manufatura. Combinando a relojoaria clássica com as últimas inovações, a Breitling é uma empresa com história e à frente do seu tempo. Hoje, a Breitling se mantem fiel à missão de seguir se aprimorando, criando belos produtos e experiências com materiais de origem responsável, melhor práticas de manufatura, embalagens mais sustentáveis e total rastreabilidade. Combinando a relojoaria clássica com as últimas inovações, a Breitling é uma empresa com história e à frente do seu tempo.

Deixe um comentário