Fonte: Release da marca
TAG HEUER REINTERPRETA O LENDÁRIO
“DARK LORD” PARA O ONLY WATCH 2021
Para o leilão Only Watch 2021, a relojoaria suíça canaliza o espírito do ultra-raro Mônaco “Dark Lord” com uma versão única, high-end, em carbono, de seu cronógrafo quadrado inigualável.
A TAG Heuer tem o prazer de anunciar seu retorno ao Only Watch com o TAG Heuer Only Watch Carbon Monaco, uma versão única, de alta qualidade, acabada à mão do cronógrafo automático quadrado icônico da empresa suíça de relógios que nunca será recriado.
O relógio exclusivo será leiloado no Only Watch 2021, o leilão bienal beneficente de relógios, está programado para acontecer este ano em Genebra, em 6 de novembro.
“O Only Watch se tornou um dos destaques do calendário da relojoaria, e estamos muito felizes por participar novamente e ajudar a levantar fundos importantes para a pesquisa da distrofia muscular de Duchenne”, disse Frédéric Arnault, CEO da TAG Heuer. “Também é um grande prazer colocar em leilão o TAG Heuer Only Watch Carbon Monaco, um dos relógios de pulso mais espetaculares e criativos que já criamos.”
A peça com caixa de carbono é um verdadeiro tour de force relojoeiro, evidenciando mais de meio século de herança da TAG Heuer, ao mesmo tempo que envolve o melhor do savoir faire e inovação do século 21 da empresa. O resultado é um relógio muito especial que é um convite carinhoso ao passado além de, um símbolo do apetite insaciável da TAG Heuer pela vanguardista relojoaria suíça.
ONLY WATCH: SE HOUVESSE APENAS UM
O Only Watch foi fundado por Luc Pettavino e realizado pela primeira vez em 2005. O evento, que está sob o patrocínio de H.S.H. Príncipe Albert II de Mônaco, está agora entrando em sua nona edição. Ele continua a unir as melhores empresas de relógios do mundo, que doam peças espetaculares para o leilão. Até hoje, o Only Watch arrecadou mais de 70 milhões de euros em apoio a projetos de pesquisa sobre a distrofia muscular de Duchenne, com 99 por cento das receitas indo diretamente para o financiamento desses projetos.
“Queríamos apoiar esta iniciativa magnífica com um relógio único e memorável que celebrasse uma lenda do nosso passado, mas que também mostrasse a nossa paixão pela relojoaria refinada, inovação, estética e design vanguardista” continuou Sr. Arnault. “O TAG Heuer Only Watch Carbon Monaco é esse relógio.”
A CAIXA: CARREGADA DE CARBONO
Para os admiradores da TAG Heuer, o Only Watch Carbon Monaco terá reflexos claros da mítica referência Monaco 74033N com caixa preta em PVD, conhecido pelos colecionadores como o “Dark Lord”. Foi produzido em quantidade limitada em meados da década de 1970 e nunca apareceu em um catálogo da Heuer (como a empresa era chamada até 1985) ou em qualquer anúncio da empresa. Hoje, é extremamente raro e altamente valorizado.
A caixa do TAG Heuer Only Watch Carbon Monaco conta a história deste relógio especial usando técnicas de fabricação de última geração. É feito em fibra de carbono preta, o que lhe dá uma aparência maravilhosamente misteriosa.
A TAG Heuer usou para a caixa do 2018 Monaco Bamford fibra de carbono, mas esta é uma caixa única que foi projetada precisamente para carregar o maior fundo de caixa de cristal de safira já aplicado a um Monaco. Os engenheiros da TAG Heuer queriam dar ao futuro proprietário do relógio uma visão livre de seu movimento personalizado, garantindo que o relógio permanecesse resistente à água.
O MOSTRADOR: ABERTO 24H
O impressionante mostrador esqueletizado que confere ao relógio seu caráter também é de carbono. Foi criado em colaboração com o parceiro de longa data da TAG Heuer, os conceituados especialistas em dials ArteCad, e é trabalhado a partir de uma única peça de fibra de carbono.
O visual arquitetônico do mostrador foi criado fresando e perfurando a forma básica para revelar formas estruturais marcantes que se estendem pelo mostrador do relógio como os suportes de um carro de corrida, um design que faz uma referência sutil ao papel integral de TAG Heuer na evolução do automobilismo moderno como esporte ao longo de mais de seis décadas.
É aqui que vemos o primeiro exemplo da habilidade artesanal envolvida na criação deste relógio. Cada uma das facetas intrincadas do mostrador foi acabada à mão usando a técnica de angulação fina do relógio, que dá ao mostrador sua profundidade e aparência multidimensional.
Abaixo destes, uma roda de data espreita, assim como o lado superior do movimento. Tipicamente, o lado superior de um calibre é deixado cru por ser invisível, escondido por um mostrador sólido. Mas neste caso, a TAG Heuer optou por terminá-lo manualmente para garantir que cada elemento fosse o mais excepcional possível, mesmo quando parcialmente obscurecido, uma decisão que é simbólica da atenção implacável aos detalhes aplicada ao relógio.
Em cima do mostrador de carbono estão três placas de latão galvanizado preto que formam o cronógrafo do relógio e pequenos sub-mostradores de segundos. Os detalhes em laranja, amostras da paleta de cores sun-kissed de 2021 da Only Watch, fazem os ponteiros se destacarem contraposto ao mostrador preto, enquanto os marcadores de horas são blocos maquinados individualmente de Super-LumiNova® bege altamente luminescente.
O MOVIMENTO: ACABAMENTO EM GRANDE ESTILO
O TAG Heuer Only Watch Carbon Monaco é movido pelo cronógrafo automático Heuer 02 da TAG Heuer, um movimento suíço com uma reserva de bateria de 80 horas.
Essa, no entanto, é uma expressão única do Heuer 02, criado exclusivamente para a ocasião. O movimento não apenas foi lindamente decorado à mão, mas também carrega a inovadora mola de carbono interna da TAG Heuer, desenvolvida pelo celebrado Instituto TAG Heuer. Aparecendo no Heuer 02 e, portanto, um a Monaco pela primeira vez, a espiral de carbono oferece níveis excepcionais de anti-magnetismo, resistência ao choque, estabilidade em faixas de temperatura e geometria refinada para excelente desempenho cronométrico.
O movimento também apresenta um peso oscilante único na forma do escudo TAG Heuer, que não só tem acabamento feito à mão, mas também é decorado com uma linha fina na cor gradiente de laranja a amarelo do Only Watch 2021. Surpreendentemente, a transição perfeita do laranja ao amarelo foi feito à mão, pintado pelo artista de mostrador e micropintor André Martinez. André mora em Le Locle, a apenas alguns quilômetros da sede da TAG Heuer na cidade relojoeira suíça, La Chaux-de Fonds.
Mas a história do movimento não termina aí. Para corresponder ao espírito do Only Watch, a TAG Heuer decidiu dar ao movimento um nível excepcional de acabamento e trabalhar com a Artime SA, uma das líderes da indústria relojoeira em técnicas decorativas. Isso dá continuidade à história personalizada do relógio e demonstra o compromisso contínuo da empresa com o savoir faire tradicional da relojoaria.
Não existem menos do que 10 tipos de acabamento manual. O mais visível é a rara decoração do graté. Aplicado à mão, cria o motivo da bandeira quadriculada visto nas pontes do movimento e seu entorno, que carrega outras gravuras especiais. Para criar uma sensação adicional de profundidade, o movimento também apresenta outras técnicas de acabamento à mão, incluindo ângulo, polimento preto, granulação circular, granulação reta, perlage, caracol, jato de areia, gravação chevron e acabamento sunburst.
Foram necessárias 25 horas adicionais de acabamento manual para criar esse efeito espetacular, produzindo uma história de relojoaria refinada, digna do Only Watch..
A PULSEIRA: (NÃO) É DE METAL
Para finalizar este relógio fascinante, a TAG Heuer criou uma nova pulseira que se parece com um bracelete de metal, mas que na verdade é feita de couro. Esse efeito é produzido por meio de um processo altamente qualificado que levou meses para ser aperfeiçoado. Primeiro, o silicone é injetado no couro. Este é então estampado a quente com um molde em forma de pulseira de metal, criando o efeito tridimensional. A TAG Heuer nunca usou essa técnica em uma pulseira de relógio antes.
SOB O MARTELO: UMA HISTÓRIA DIGNA DO ONLY WATCH
O TAG Heuer Only Watch Carbon Monaco chega após meses de desenvolvimento. Os designers, engenheiros e parceiros da TAG Heuer colocaram seus corações e almas nele, criando um relógio de pulso verdadeiramente notável que reúne mais de cinco décadas de herança relojoeira, tradições de alta relojoaria passadas de geração a geração e as mais avançadas técnicas de relojoaria contemporânea disponíveis hoje.
“Meus profundos parabéns à equipe por produzir um relógio que leva a relojoaria TAG Heuer além do limite”, disse Arnault. “E meus melhores votos para H.S.H. Príncipe Albert II de Mônaco, Luc Pettavino, Christie’s e a equipe Only Watch antes do leilão deste ano. Nos vemos em Genebra.”