Vinte e um relógios foram premiados no GPHG neste ano em Genebra, com destaque para o IWC Portugieser Eternal Calendar, que levou o prêmio principal, o “Aiguille d’Or”
Na quarta-feira, 13 de novembro, aconteceu no Théâtre du Léman, em Genebra, a tão aguardada cerimônia de premiação do GPHG 2024 (Grand Prix d’Horlogerie de Genève), apresentada pela atriz francesa Carole Bouquet. Eu tenho a honra de ser um dos jornalistas membros do júri internacional que vota em todas as etapas deste importante concurso. O júri é presidido por Nick Foulkes, um excêntrico historiador, autor e jornalista inglês que foi nomeado em 2021 para presidir o júri do Grande Prêmio de Relojoaria de Genebra.
Em 2024, um total de 21 relógios foram premiados e o prêmio máximo do evento, o “Aiguille d’Or”, ficou com a IWC Schaffhausen e seu fantástico Portugieser Eternal Calendar.
As marcas Berneron, Bernhard Lederer, Bovet 1822, Chopard, Daniel Roth, De Bethune, H. Moser & Cie, Kudoke, Laurent Ferrier, Massena Lab, Ming, Otsuka Lotec, Piaget, Rémy Cools, Van Cleef & Arpels e Voutilainen também receberam prêmios do júri e da Academia pela qualidade de suas criações em diversas categorias.
O Prêmio Especial do Júri, que é atribuído a alguma figura ou instituição-chave no mundo da relojoaria, foi para o fabricante artesanal de caixas de relógio Jean-Pierre Hagmann.
Todos os 90 relógios nomeados, incluindo os 20 vencedores em cada categoria, ficaram expostos no Musée Rath, em Genebra, até 17 de novembro, e os vencedores do concurso também foram apresentados posteriormente, entre 21 e 23 de novembro, na Biblioteca Central da Universidade de Bucareste.
LISTA DE PRÊMIOS 2024
“Aiguille d’Or” Grand Prix: IWC Schaffhausen, Portugieser Eternal Calendar