A COLEÇÃO CALIBRE 101 FOI ENRIQUECIDA COM UM RELÓGIO “SECRETS” DE ALTA JOALHERIA EM PLATINA 950
Principais fatos:
- Uma nova expressão do relógio 101 Secrets em platina 950 é cravejado com mais de 1.000 diamantes
- O menor movimento mecânico do mundo, o Calibre 101 mostra precisão e expertise técnica
- Habilidades tradicionais encontram novas tecnologias para desenvolver um relógio excepcional
Com uma nova interpretação do relógio de Alta Joalheria 101 Secrets em platina 950, a Jaeger- LeCoultre continua enriquecendo a coleção do Calibre 101. Apresentado pela primeira vez em 2023 em ouro rosa 750/1000 (18 quilates) cravejado de diamantes, o relógio 101 Secrets exigiu centenas de horas de pesquisa para criar um design totalmente novo.
Inspirado na miniaturização e na precisão
Com a técnica a serviço do design, os designers, relojoeiros, engenheiros e profissionais de produção da Jaeger-LeCoultre trabalham juntos, desenvolvendo continuamente os valores técnicos e estéticos da Maison, tendo a precisão como guia: precisão no desenho e na produção dos componentes de um relógio, mas também na arte relojoeira em si. O objetivo máximo da relojoaria, a precisão, é de fundamental importância para a Jaeger-LeCoultre, que faz dela um foco em 2024. Com esse foco, a Grande Maison continua seguindo os passos do fundador Antoine LeCoultre que, desde o seu primeiro ateliê em 1833 no Vallé de Joux, na Suíça, construía suas próprias ferramentas para desenvolver os menores componentes a fim de produzir os calibres mais precisos e confiáveis. Cerca de 100 anos depois, essa busca pela miniaturização foi levada ao extremo quando o Calibre 101 foi desenvolvido em 1929.
101 possibilidades. 101 segredos.
Menor movimento mecânico de corda manual para relógios do mundo, o Calibre 101 desperta a imaginação de muitos designers desde 1929. Decorativo e útil, este acessório foi desenvolvido ao longo das décadas em inúmeras criações feitas de metais nobres, muitas vezes decoradas com pedras preciosas e acompanhadas por uma fascinante variedade de pulseiras e braceletes.
Quando o Calibre 101 foi criado, os relógios de coquetel e de joalheria usados por mulheres da alta sociedade começaram a ser considerados acessórios da moda mais que ferramentas para observar o tempo. Essa percepção vinha da ideia de que as senhoras da elite levavam uma vida tranquila e não precisavam se preocupar constantemente com o tempo. A discrição máxima veio com o relógio secreto, que evoluiu a partir dos relógios de bolso do século XIX, com tampas articuladas que se fechavam sobre o mostrador, originalmente concebidas para proteger o vidro e não para ocultar as horas.
Com o 101 Secrets, a Jaeger-LeCoultre vai mais longe – não com um, mas com dois segredos escondidos dentro do relógio. O primeiro é o mostrador em si, que deve ser revelado para ver as horas; o segundo é o mecanismo que ativa a tampa do mostrador.
A união de técnicas raras e alta tecnologia
Os desenvolvedores do relógio 101 Secrets precisaram de centenas de horas de pesquisa e 15 áreas de expertise diferentes, combinando técnicas tradicionais e novas tecnologias para aperfeiçoar o design da caixa, os mecanismos de abertura e fechamento, a pulseira articulada com precisão e a aplicação das pedras preciosas.
Com a implementação da microtecnologia, os especialistas em CAD e impressão 3D desenvolveram protótipos de acordo com as discussões dos designers, relojoeiros e profissionais de produção especializados. Passos essenciais para assegurar a precisão de todos os componentes antes de seguir para a produção final.
Desenhar os elementos secretos do relógio foi um desafio extra. O mecanismo secreto que revela o mostrador tinha que ser extremamente pequeno para ser escondido dentro das fileiras de diamantes. Apenas quem usa sabe sua localização e pode ativá-lo a partir de um “botão” de diamante. Quando o diamante é pressionado, uma pequena seção da pulseira se abre como as páginas de um livro, para revelar as horas. Ao soltar o botão, o mostrador desaparece novamente entre os diamantes. Um mecanismo minúsculo e escondido também teve que ser desenvolvido para a fivela que fecha a pulseira.
O movimento Calibre 101 de corda manual é também um feito notável de miniaturização e precisão. Com 98 componentes, todo o movimento mede apenas 14 mm x 4,8 mm com espessura de 3,4 mm e pesa apenas um grama. Apesar do tamanho pequeno, ele possui uma reserva de marcha de 33 horas. São necessárias 40 horas para montar manualmente o movimento em miniatura, uma habilidade especializada que poucos relojoeiros dominam.
O novo relógio 101 Secrets em platina
A platina é duas vezes mais resistente que o ouro e, consequentemente, muito mais dura para se trabalhar ao criar a caixa e os formatos de pulseira desejados. Sem falar na cravação das pedras preciosas. No entanto, a cor clara da platina ilumina os diamantes mais do que nunca, criando um visual cintilante quando a luz atinge o relógio em todos os ângulos. Marcado por quatro fileiras de diamantes, o 101 Secrets forma um rio ininterrupto de luz e brilho que flui ao redor do pulso, sem dar nenhum indício do relógio escondido nele.
A pulseira é cravejada com 1.024 diamantes (26,21 quilates), cada pedra é aplicada com precisão usando duas técnicas de cravação diferentes uma fileira dupla de diamantes com engaste em grão e duas fileiras externas de diamantes com engaste de garra. Com 182 horas necessárias para a cravação das pedras preciosas, este relógio é um verdadeiro testemunho do savoir-faire do ateliê Métiers Rares™ da La Grande Maison. Os diamantes maiores cravejados com engaste de garra são quase imperceptivelmente graduados em tamanho e incrustados em perfeita simetria, enquanto as fileiras internas de diamantes com engaste em grão fornecem uma ancoragem visual para as pedras maiores, enfatizando a geometria do design inspirada na Art Déco.
Continuando a história do notável Calibre 101, o relógio 101 Secrets em platina mostra a experiência excepcional da Jaeger-LeCoultre em relojoaria em miniatura, bem como as habilidades dos cravadores da Maison. Com designers, relojoeiros e joalheiros trabalhando juntos sob o mesmo teto na Manufatura em Le Sentier, a La Grande Maison representa uma combinação única de sofisticação técnica e imaginação criativa.
CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS
101 SECRETS – PLATINA
Material: platina 950
Diâmetro: 29,07 x 12,22 mm
Espessura: 9,88 mm
Movimento: corda manual, Calibre 101/5
Reserva de marcha: 33 horas Funções: horas, minutos Mostrador: madrepérola
Pulseira: cravejada com diamantes lapidação brilhante; tamanho do pulso 160 mm
Pedras: 1.028 diamantes lapidação brilhante, 26,21 quilates
Referência: Q2873220
Produção: produção limitada, sob demanda
Sobre a Jaeger-LeCoultre – O Relojoeiro dos Relojoeiros™
Desde 1833, guiada por uma sede constante de inovação e criatividade, e inspirada pelo ambiente natural e tranquilo de sua casa no Vallée de Joux, a Jaeger-LeCoultre distingue-se pelo domínio das complicações e pela precisão de seus mecanismos. Conhecida como o Relojoeiro dos Relojoeiros™, a Manufatura expressou seu espírito inventivo incansável com a criação de mais de 1.400 calibres diferentes e o estabelecimento de mais de 430 patentes. Valendo-se de 190 anos de experiência acumulada, os relojoeiros da La Grande Maison desenham, produzem, finalizam e ornamentam os mecanismos mais avançados e precisos, combinando paixão e savoir-faire secular, conectando o passado ao futuro, de modo atemporal e sempre acompanhando os novos tempos. Com 180 talentos reunidos sob o mesmo teto, a Manufatura cria relógios finos que combinam engenhosidade técnica, beleza estética e uma sofisticação absolutamente discreta.