Fonte: Release da marca
A IWC Schaffhausen apresentou o Big Pilot’s Watch Shock Absorber XPL na exposição digital Watches and Wonders. Trata-se do primeiro relógio a apresentar o novo sistema de absorção de choque patenteado pela marca. Desenvolvido ao longo de oito anos, o sistema SPRIN-g PROTECT é baseado em uma mola cantilever que suspende o movimento dentro da caixa. Graças à sua forma perfeita e ao uso de um material conhecido como vidro metálico a granel (BMG), a mola protege o movimento contra as forças G geradas nos impactos ao relógio. Nos testes conduzidos no Cavendish Laboratory da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, o movimento chegou a superar acelerações máximas de até 30.000g.
Desde os dias em que voavam em jatos supersônicos que atualmente são usados na aviação naval, os pilotos trabalham em cockpits apertados sob condições extremas e cercados por objetos de metal afiados. Portanto, a força extraordinária sempre foi um dos requisitos funcionais mais importantes na produção dos Pilot’s Watches da IWC. Nos últimos anos, a fabricante suíça de relógios de luxo levou essa robustez para as alturas, usando cada vez mais materiais excepcionalmente duráveis e resistentes a arranhões, como o Ceratanium®, por exemplo. Depois de um trajeto engenhoso de oito anos, a IWC conseguiu ultrapassar os limites do que, até então, era fisicamente possível na proteção contra choques no movimento.
“Desde que F.A. Jones fundou a IWC, há mais de 150 anos, engenharia e inovação são partes centrais do nosso DNA. Hoje, continuamos a honrar esta herança com o nosso novo setor de engenharia, a IWC Experimental, que impulsiona desenvolvimentos de ponta em áreas como materiais avançados ou proteção contra as forças G. O Big Pilot’s Watch Absorber XPL é o primeiro resultado desse investimento. Cada detalhe foi cuidadosamente analisado e melhorado para redefinir a proteção contra choques no movimento de relógios mecânicos”, explica Christoph Grainger-Herr, CEO da IWC Schaffhausen. O Big Pilot’s Watch Shock Absorber XPL (Ref. IW357201) é o primeiro relógio da IWC a apresentar o sistema patenteado SPRIN-g PROTECT. No cerne deste sistema está uma mola cantilever que protege o movimento contra as forças G originadas por impactos no relógio. A peça amortece o movimento, permitindo que o mesmo continue independentemente da caixa antes que seja suavizado.
“Quando um relógio sofre um impacto, o movimento e seus componentes estão sujeitos a altas forças G. Se um piloto acidentalmente bate seu relógio contra uma superfície dura no cockpit, por exemplo, as acelerações estão na faixa de 300 a 1000 g. Nosso sistema de amortecimento protege o movimento de maneira tão eficiente que o mesmo chegou a superar acelerações máximas de até 30.000 g nos testes de impacto”, explica o Dr. Lorenz Brunner, Gerente de Departamento de Pesquisa e Inovação da IWC Schaffhausen.
A FORMA PERFEITA E UM MATERIAL AVANÇADO
O segredo para obter esse desempenho está na forma perfeita da mola e no material utilizado em sua composição. A mola foi projetada para distribuir uniformemente a tensão em seu comprimento e em sua largura. Resolver esse desafio exigiu ferramentas de simulação avançadas e um processo de design meticuloso. Um segundo fator decisivo é a escolha de um material conhecido como vidro metálico a granel (BMG). Um sofisticado processo de fabricação dá ao BMG uma microestrutura amorfa, com um resultado que é significativamente mais elástico do que os metais convencionais. Um anel revestido de titânio ultraleve reduz ainda mais a massa que o amortecedor de choque deve conter. Outra inovação é um sistema de coroa exclusivo com uma haste sinuosa que permite que o movimento se desloque independentemente da caixa.
MOVIMENTO LEVE E SOB MEDIDA
Reduzir a massa a ser protegida pela mola é fundamental para a performance geral do sistema. O calibre 32115 fabricado pela IWC usado neste relógio é uma construção leve e feita sob medida. Componentes como a placa de base são feitos de uma liga de alumínio de alta tecnologia usada no setor aeroespacial, sendo leve e altamente rígida. O sistema de enrolamento bidirecional cria uma reserva de marcha de 120 horas.
VERDADEIRAMENTE TESTADO
No intuito de colocar o sistema SPRIN-g PROTECT totalmente à prova sob as condições mais realistas possíveis, a IWC colaborou com o grupo Fracture & Shock Physics do Cavendish Laboratory da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Os cientistas usaram métodos de medição baseados em laser e na gravação de vídeos de alta velocidade para analisar os efeitos que os impactos exercem no movimento. Durante os testes abrangentes, os movimentos ficaram protegidos, superando forças extremas de acelerações máximas de até 30.000g.
DESIGN STEALTH EM CERATANIUM® PRETO FOSCO
O termo XPL no relógio significa “Experimental” e refere-se ao IWC Experimental, o novo setor de engenharia da marca. A poderosa geometria da caixa leva o icônico design do Big Pilot para um novo nível, adicionando uma superfície e detalhes futuristas em todo o exterior do relógio. A caixa é feita de Ceratanium®, um material desenvolvido pela IWC com base em uma liga de titânio patenteada. É tão leve e robusto quanto o titânio, mas ao mesmo tempo duro e resistente a arranhões quanto a cerâmica. Os componentes são fresados a partir de altas temperaturas em um forno. Durante esse processo, a superfície assume as características de cerâmica e obtém seu exclusivo acabamento preto fosco. O design Stealth é complementado com um mostrador preto, um revestimento antirreflexo no vidro frontal e uma pulseira de borracha preta com aplicações em couro.
Devido à complexidade do processo de manufatura, a produção anual do Big Pilot’s Watch Shock Absorber XPL será limitada a 10 peças por ano. O relógio está disponível exclusivamente para encomenda nas boutiques IWC ou em nosso serviço de concierge.
BIG PILOT’S WATCH SHOCK ABSORBER XPL
R E F. I W 3 57201
CA R AC T E RÍ S T ICA S
Movimento mecânico – Sistema de absorção de choque SPRIN-g PROTECT® – Coroa rosqueada – Vidro com proteção contra quedas bruscas na pressão atmosférica – Parte traseira do relógio com vidro safira transparente – Limitado a 10 peças por ano
M OVI M E N T O
Calibre IWC : 32115
Frequência : 28,800 vph/4 Hz
Joias : 21
Reserva de marcha : 120 horas
Corda : Automática
R E LÓ G I O
Materiais : Caixa de Ceratanium®, mostrador e ponteiros pretos, pulseira preta de borracha com aplicação de couro
Vidro : Safira, borda arqueada, revestimento antirreflexo em ambos os lados
Resistência à água : 10 bar
Diameter : 44 mm
Diâmetro : 12,09 mm
IWC SC H A FFH AU S E N
Em 1868, o relojoeiro e empresário americano Florentine Ariosto Jones viajou de Boston para a Suíça e fundou a International Watch Company em Schaffhausen. Seu sonho visionário era combinar métodos avançados de fabricação americana com o artesanato dos relojoeiros suíços para fazer os melhores relógios de bolso de seu tempo. Ao fazer isso, ele não apenas estabeleceu as bases para a abordagem de engenharia exclusiva da IWC, como também estabeleceu a produção centralizada de relógios mecânicos na Suíça.
Ao longo de seus 150 anos de história, a IWC Schaffhausen desenvolveu uma reputação de criar complicações funcionais, especialmente cronógrafos e calendários, engenhosos, robustos e fáceis de usar. Pioneira no uso de titânio e cerâmica, hoje a IWC é especializada em caixas de relógios fabricadas com materiais avançados, como titaniumaluminide e Ceratanium®. Seguindo o princípio de “a forma segue a função”, em vez da decoração, as criações atemporais da fabricante de relógios suíço incorporam os sonhos e as ambições de seus proprietários, enquanto eles viajam pela vida.
A IWC fornece materiais de forma responsável, tomando medidas para minimizar seu impacto no meio ambiente, criando relógios intrinsecamente sustentáveis, construídos para durar gerações. A empresa se orgulha em treinar seus próprios futuros relojoeiros e engenheiros, além de oferecer um excelente ambiente de trabalho para todos os funcionários. A IWC também faz parceria com organizações que trabalham globalmente para apoiar crianças e jovens.