Fonte> Release da marca
Noventa anos após o nascimento do Reverso e 150 anos após a criação de seu primeiro repetidor de minutos, a Jaeger-LeCoultre apresenta o Reverso Tribute Minute Repeater. Oferecido em uma edição limitada de 10 peças, este novo relógio requintado reúne dois dos temas principais que definiram La Grande Maison em grande parte de sua história: uma experiência excepcional em relógios “sonnerie” e a evolução atemporal do Reverso.
Com suas linhas Art Déco distintas e caixa giratória, o Reverso é um dos relógios de pulso mais reconhecidos do mundo. Sua história incorpora a busca eterna pela beleza e requinte estético da Jaeger-LeCoultre, expandindo o universo estilístico do Reverso, aproveitando todo o potencial de seu design exclusivo. Aliado a isso está a incessante busca inventiva da Manufatura por avanços técnicos
– desde a ideia revolucionária de uma caixa que poderia ser girada (e o mecanismo engenhoso que tornou isso possível), até o desenvolvimento das complicações específicas do Reverso.
Um legado distinto em relógios “sonnerie”
Na década de 1990, em meio ao renascimento da relojoaria mecânica que se seguiu à crise do quartzo, o Reverso – com sua caixa retangular singular – tornou-se o veículo pelo qual a Manufatura desenvolveria novamente seu savoir-faire em altas complicações. Após dominar o desafio adicional de que os movimentos retangulares ditam uma arquitetura totalmente diferente daquela dos movimentos redondos tradicionais – um desafio particularmente exigente para os mecanismos de “sonnerie” – a Jaeger-LeCoultre apresentou o Reverso Répétition Minutes em 1994. Foi a primeira vez em que a Maison miniaturizou um repetidor de minutos para um relógio de pulso e o foi o primeiro movimento repetidor de minutos retangular do mundo.
Na realidade, o domínio da Jaeger-LeCoultre em mecanismos “sonnerie” remonta à própria fundação da Manufatura em 1833, e seu profundo conhecimento é hoje confirmado por um arquivo de mais de 200 calibres de carrilhão. Desde aquele primeiro repetidor de minutos da década de 1990, os engenheiros e designers da Jaeger-LeCoultre redefiniram a referência em qualidade acústica, aproveitando a nova tecnologia a serviço desta nobre tradição.
Uma nova expressão para o Repetidor de Minutos
Incorporando avanços técnicos, como martelos trabuco patenteados da Jaeger-LeCoultre, regulador silencioso e uma nova geração de gongos, o Reverso Tribute Minute Repeater é alimentado por uma versão revisada do Calibre 944 – um movimento exclusivo concebido, projetado e produzido internamente na Manufatura. O novo relógio se distingue por mostradores na frente e no verso, trazendo uma nova expressão visual ao design atemporal do Reverso, assim como ao próprio mecanismo repetidor de minutos. Embora os mostradores exibam a mesma hora, eles têm características muito diferentes – um deles exuberante, e o outro mais sóbrio. Ambos são um testemunho da beleza da decoração de movimentos de luxo e do nível excepcional de habilidade que reside dentro da Manufatura.
O mostrador da frente é totalmente esqueletizado, revelando toda a complexidade do mecanismo do repetidor de minutos e apresentando uma exibição hipnotizante de peças móveis quando o repetidor de minutos é ativado. Sob uma grande ponte em forma de arco que vai das 11 horas às 7 horas, os componentes parecem quase flutuar em três dimensões; a sensação de profundidade visual e transparência reforçada por índices facetados que são suspensos da faixa de minutos retangular no formato estrada de ferro. Com um acabamento dourado brilhante, a ponte, os marcadores de horas, os gongos e vários outros componentes combinam perfeitamente com a cor da caixa do relógio em ouro rosa.
Enquanto a exuberância do mostrador da frente contrasta com a geometria retilínea da caixa do Reverso, a relativa sobriedade do mostrador do verso ecoa e amplifica essas linhas retas. As listras verticais Côtes de Genève se estendem por toda a altura da placa principal, que também serve como mostrador. Exibindo o mecanismo relojoeiro com detalhes de cores sutis fornecidos por parafusos azuis e ponteiros dourados e marcadores de horas, o tom prata frio do metal confere um contraponto elegante ao ouro rosa quente da caixa.
Localizado na lateral da caixa do relógio, o cursor deslizante que ativa o toque foi especialmente concebido para que o novo Reverso Tribute Minute Repeater seja o mais fino possível, sem comprometer a ergonomia. Complementando visualmente as linhas Art Déco da caixa, o efeito é de extrema elegância.
Ao apresentar a complexidade técnica e a estética artesanal, o Reverso Tribute Minute Repeater destaca a eterna modernidade do design do Reverso, combinando a habilidade técnica da Manufatura Jaeger-LeCoultre com sua eterna busca por novas formas de expressão visual.
ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS REVERSO TRIBUTE MINUTE REPEATER
Material da caixa: Ouro rosa
Dimensões da caixa: 51,1 x 31 mm
Espessura da caixa: 11,41 mm
Movimento: Calibre Jaeger-LeCoultre 944, Manual corda manual
Funções: horas e minutos em dois mostradores, repetidor de minutos
Reserva de marcha: 35 horas
Estanqueidade: 30 m
Pulseira: couro de crocodilo marrom
Edição limitada a 10 peças
SOBRE O REVERSO
Em 1931, a Jaeger-LeCoultre lançou um relógio destinado a tornar-se um clássico de design do século XX: o Reverso. Criado para resistir aos rigores dos jogos de polo, suas elegantes linhas Art Deco e a caixa reversível exclusiva o tornam um dos relógios mais reconhecíveis de todos os tempos. Ao longo de nove décadas, o Reverso reinventou-se continuamente sem nunca comprometer a sua identidade: alojou mais de 50 calibres diferentes, enquanto o seu verso em metal branco tornou-se uma tela para a expressão criativa, decorada com esmalte, gravuras ou pedras preciosas. Hoje, após 90 anos de seu nascimento, o Reverso continua a sintetizar o espírito de modernidade que inspirou sua criação.