No momento, você está visualizando OCTO FINISSIMO ULTRA

OCTO FINISSIMO ULTRA

Fonte: Release da marca

ACIMA E ALÉM DO RECORDE, UMA NOVA DIMENSÃO

O Octo Finissimo Ultra é muito mais do que o relógio mecânico mais fino do mundo. Além do registro em si, ele simboliza uma mentalidade, uma capacidade de inovação e de redefinição dos códigos da Haute Horlogerie. É também o estágio final de uma aventura única – assim como uma abertura para uma dimensão totalmente nova.

A medida é surpreendente: 1,80 mm de espessura! Em outras palavras, tão fina quanto uma moeda de 20 centavos de euro – e não apenas para o movimento, mas para o relógio como um todo, desde o fundo da caixa até a parte superior do cristal de safira. Um recorde mundial de espessura para um relógio mecânico e o oitavo para a coleção Octo Finissimo. Um novo e significativo avanço para a Bulgari no mundo da Haute Horlogerie contemporânea.

“Podemos fazer isso? Assim que a pergunta foi feita três anos atrás, nossas equipes responderam: como vamos fazer isso?” lembra Antoine Pin, Diretor da Divisão de Relógios Bulgari. “Essa capacidade de enfrentar desafios está inserida no DNA da marca. Quanto à palavra ‘ultra’, expressa esse desejo de ir além dos limites, de brincar com os extremos, uma ideia que amamos internamente!”

Um oitavo recorde mundial que ocupa seu lugar em uma linhagem orgulhosa. Um exemplo clássico do que acontece quando a experiência da viagem é tão importante quanto o destino. Sem a experiência adquirida pela Bulgari ao longo dos anos, o Octo Finissimo Ultra nunca poderia ter sido criado. Melhor ainda, ninguém ousaria tentar essa façanha insana. Pois é preciso audácia e confiança para partir em busca dessa ambição suprema: criar o relógio mecânico mais fino, confiável e robusto do mundo.

Embora indispensável, a expertise adquirida não foi suficiente. Os designers, engenheiros e relojoeiros tiveram que começar do zero quando perceberam a escala do desafio. Não se cria o melhor relógio mecânico do mundo confiando apenas em conceitos existentes. Você tem que vislumbrar uma mudança completa de paradigma, esquecer tudo e reconstruir. É o que leva Fabrizio Buonamassa Stigliani, Diretor Executivo de Criação de Produto da Bulgari, a afirmar que “o desafio deste oitavo recorde foi o mais difícil de superar, pois tivemos que quebrar as regras não apenas em termos de design de movimento, mas também de caixa, o fundo da caixa, a pulseira e o fecho dobrável. Para atingir esse grau de finura, você não apenas precisa rever sua maneira de pensar, mas também valer-se de uma ampla gama de habilidades, brincar com vários materiais e se adaptar a um uma infinidade de novas restrições. Neste sentido, o Octo Finissimo Ultra é inquestionavelmente a complicação final neste vasto campo de possibilidades representado pela ultra-miniaturização”.

Octo Finissimo Ultra também mantém todos os códigos da coleção, a começar pela pureza e elegância de seu design – uma restrição adicional que as equipes de Pesquisa & Desenvolvimento que trabalham neste projeto impuseram a si mesmas. Esta premissa envolveu notavelmente a assinatura monocromática de titânio jateado, uma caixa octogonal de 40 mm – embora um tamanho maior teria simplificado as coisas – e uma pulseira integrada tão fina quanto o relógio. Quanto ao mostrador de segundos exibido no balanço das 6 horas, continua mais uma vez descentralido – outra assinatura de coleção – em relação à indicação das horas e minutos em dois contadores do tipo regulador.

Esta espessura recorde mundial também joga com a percepção do visível e do invisível: o Octo Finissimo Ultra parece ser ao mesmo tempo um objeto bidimensional e um objeto tridimensional. De frente, o relógio revela volumes e convida a uma imersão na profundidade do mecanismo, enquanto os componentes ganham vida em vários níveis e oferecem uma visão verdadeiramente tridimensional. Visto de perfil, o relógio, que é tão pouco visível como uma folha de papel, torna-se um objeto bidimensional. Finalmente, quando usado, o Octo Finissimo Ultra desencadeia uma sensação física que é sem dúvida inigualável.

Com seu QR code gravado na tampa do tambor, o Octo Finissimo Ultra abre novos horizontes na Haute Horlogerie contemporânea. Uma vez digitalizada, esta chave individual convida você a uma nova dimensão, conectada a uma experiência única e atemporal. Cada um dos dez primeiros relógios Octo Finissimo Ultra será entregue com uma obra de arte exclusiva NFT que, graças à tecnologia de correntes de bloqueio, garante a autenticidade e a singularidade do relógio. Ele também dá a cada proprietário acesso exclusivo a um universo digital dedicado a seu próprio relógio. Neste sentido, o Octo Finissimo Ultra representa a transição da ultra-miniaturização para a imaterialidade.

REINVENTANDO TUDO

O Octo Finissimo Ultra é um desafio para as leis da física. Para atingir este grau de espessura, é preciso começar do zero, reinventar tudo e encontrar soluções inovadoras. Oito pedidos de patente foram protocolados.

Três anos de pesquisa e desenvolvimento foram necessários para várias equipes técnicas envolvidas nesta aventura na Bulgari no Vallée de Joux e Neuchâtel; bem como para o especialista em desenvolvimento de movimento de vanguarda Concepto em La Chaux-de-Fonds. O Octo Finissimo Ultra deriva assim de múltiplas habilidades reunidas para enfrentar um grande desafio: superar todas as dificuldades – que eram muitas – para criar o relógio mecânico mais fino do mundo. Aconteça o que acontecer, o resultado permanecerá um marco na história da Haute Horlogerie contemporânea.

Como um velocista para quem cada centésimo de segundo ganho representa um esforço exponencial, a busca por um novo recorde é sempre uma questão de superação (sobre este assunto, ouça o B*Maestro “O que é preciso para quebrar um recorde? “podcasts disponíveis em todas as plataformas). No mesmo espírito, reduzir a espessura de um relógio em um ou dois milímetros a mais requer o uso de soluções extremamente engenhosas. É por isso que a construção do Octo Finissimo Ultra usa o fundo da caixa como placa principal na qual estão integrados os 170 componentes do BVL Calibre 180. O volume dos elos da pulseira também teve que ser totalmente repensado, pois, com 1,80 mm de espessura, eles se encaixam perfeitamente na continuidade da magreza da caixa, mas são duas vezes mais finos que uma pulseira Octo Finissimo comum. Além disso, o fecho dobrável teve que ser projetado de acordo com novos parâmetros. Outro problema para um relógio de 40 mm de diâmetro e apenas 1,80 mm de espessura foi a rigidez geral necessária, que foi alcançada desenvolvendo o centro da caixa, aros e asas de titânio, bem como o fundo da caixa/placa principal em carboneto de tungstênio, um material particularmente denso, combinação dura e ultra-resistente de carbono e tungstênio. Além disso, para aproveitar toda a superfície do relógio, os mostradores de horas e minutos, o grande barril – que armazena 50 horas de reserva de marcha – assim como o escapamento iluminou a geometria circular da abertura do bisel fazendo as coisas de maneira um pouco diferente.

As leis da física não podem ser ignoradas, então elas tiveram que ser levadas em consideração enquanto se aventuraram fora do caminho já trilhado para encontrar uma forma de abrigar todos os componentes de um relógio mecânico dentro de uma espessura de apenas 1,80 mm. Neste nível de espessura, e quando todos os componentes de um relógio comum são indispensáveis, é preciso repensar não apenas o projeto e a produção dos componentes – para tolerâncias restritas – mas também suas funções. E idealmente, enquanto um componente serve para uma única função em um relógio comum, alguns deles precisam servir até quatro funções em um relógio ultra-miniaturizado. É o caso do mostrador, que, além de exibir indicações de tempo, também serve para manter outros componentes no lugar. Outro exemplo de um problema a ser resolvido foi a coroa para enrolar e ajustar o relógio. Se tivesse que caber em uma espessura de 1,80 mm, uma coroa vertical clássica seria muito pequena demais e impossível de manusear corretamente. A solução adotada foi usar dois botões colocados horizontalmente – um para dar corda e outro para ajustar – que permitem um fácil manuseio quando o relógio está no pulso. Impulsionados por esta mesma determinação de conseguir uma finura sem precedentes, todas as funções do relógio foram construídas no mesmo plano horizontal. Outra inovação engenhosa reside em um mecanismo de engrenagem diferencial que serve para lidar com o ajuste do tempo sem perturbar o trem de engrenagens. Um total de oito pedidos de patente foram protocolados. Eles estão relacionados ao conjunto de vidro do relógio, estrutura do tambor, módulo oscilador, mostrador diferencial, estrutura modular, bracelete, caixa bimetálica de meia chapa/fundo de caixa, assim como a tecnologia Bvlgari Singvlarity.

NOVOS MUNDOS

O Octo Finissimo Ultra é uma ponte entre o mundo real e virtual, entre o passado e o futuro. Um relógio exclusivamente mecânico, ligado a uma nova dimensão.

O Octo Finissimo Ultra é mais do que um relógio a ser usado no pulso; é um ecossistema global que abre novos mundos. Sua mecânica desafia as leis da física e se estende a um mundo não-físico. O QR code gravado no tambor é uma porta de entrada para uma viagem de descoberta na qual cada proprietário encontrará um mundo dedicado a seu relógio, seu design e sua história. Este espaço exclusivo contará com entrevistas, segmentos de making-of, um tour virtual 3D do movimento e uma exploração do conceito de visível/invisível ligado ao relógio.

Cada um dos dez proprietários do Octo Finissimo Ultra receberá uma obra de arte NFT exclusiva garantindo a autenticidade do relógio e o vínculo com seu proprietário. O relógio mais fino do mundo torna-se assim o cofre de sua obra de arte única, um vínculo eterno garantido pela tecnologia Bvlgari Singvlarity, a oitava patente desta criação. Para manter o efeito surpresa que muitas vezes faz parte do mundo das NFTs, todo este ecossistema digital será revelado quando o primeiro Octo Finissimo Ultra chegar ao mercado dentro de alguns meses.

Um sucesso estrondoso no mundo físico, o Octo Finissimo Ultra e sua destilação de engenhosidade mecânica convida o melhor da relojoaria para o mundo digital, o das NFTs e blockchain.

CARACTERÍSTICAS TÉCNICAS

OCTO FINISSIMO Ultra

Movimento

Mecânico a corda manual de manufatura ultrafino – BVL Calibre 180

1,50 mm de espessura

Rodas de corda e ajuste de hora em aço

Segundos exibidos diretamente na quarta roda

Rochê gravada com código QR exclusivo que se conecta a uma obra de arte NFT

Frequência de 28.800 aph (4 Hz)

Reserva de marcha de 50 horas

Caixa

Caixa de titânio jateado de 40 mm

1,80 mm de espessura!

Platina de carboneto de tungstênio com tratamento DLC antracito

Contadores de horas e minutos

Ponteiros pretos tratados com PVD

Resistente à água até 1 atm

Pulseira

Pulseira de titânio ultrafina com fecho dobrável integrado

Edição limitada de 10.

DEZ ANOS DE OCTO – TIMELINE

2012

OCTO L’ORIGINALE

BVL 193

2014

OCTO FINISSIMO TOURBILLON MANUAL –primeiro recorde mundial

BVL 268 – 1.95 mm

2016

OCTO FINISSIMO MINUTE REPEATER – segundo recorde mundial

BVL 362 – 3.12 mm

2017

Octo Roma

BVL 191

2017

OCTO FINISSIMO AUTOMATIC – terceiro recorde mundial

BVL 138 – 2.23 mm

2018

OCTO FINISSIMO TOURBILLON AUTOMATIC – quarto recorde mundial

BVL 288 – 1.95 mm

2019

OCTO FINISSIMO CHRONOGRAPH GMT AUTOMATIC – quinto recorde mundial

BVL 318 – 3.30 mm

2020

OCTO FINISSIMO TOURBILLON CHRONOGRAPH SKELETON AUTOMATIC – sexto recorde mundial

BVL 388 – 3.50 mm

2021

OCTO FINISSIMO PERPETUAL CALENDAR – sétimo recorde mundial

BVL 305 – 2.75 mm

2022

OCTO FINISSIMO ULTRA – oitavo recorde mundial – 1.80 mm

BVL 180

Deixe um comentário