A Bulgari gentilmente nos cedeu antecipadamente e sob embargo o material sobre a nova versão do Bulgari Octo Roma Carillon Tourbillon limitada a 30 peças e apresentada durante o Geneva Watch Days no final de agosto. Com caixa em ouro rosa de 18 quilates contrastando com o mecanismo esqueletizado em preto, usa o belíssimo movimento de carrilhão com três martelos e três gongos, calibre BVL 428, uma verdadeira obra de arte da microengenharia.
Nosso entrevistado desta edição é o Luciano Souza, um jovem brasileiro que vive na Suíça e que tem a representação oficial e exclusiva das marcas Edox, Eberhard e Spinnaker para distribuição no Brasil. Ele conta sobre as marcas que representa e os desafios de trabalhar em um segmento tão competitivo em um mercado como o nosso.
Após apresentar os Dive, a Victorinox lança sua linha I.N.O.X. Automatic, com formas geométricas arrojadas, mas mantendo o DNA da marca. Disponíveis em uma variedade de combinações de cores e pulseiras, podem vir com caixa em aço inoxidável reciclado ou composto de carbono — esses últimos são de série limitada a mil exemplares de cada cor e vêm com um canivete Spartan edição especial.
O novo Montblanc Star Legacy Suspended Exo Tourbillon de série limitada a dez exemplares foi criado e desenvolvido em conjunto com Catherine Mittermayer, professora de Estudos Mesopotâmicos da Universidade de Genebra, para celebrar o 100º aniversário da caneta Meisterstück. Com um design que seguramente não agradará a todos os gostos, o relógio é uma homenagem a Enheduanna, a primeira escritora conhecida do mundo.
Assim como o material do Bulgari da nossa capa, conseguimos, no início de agosto e ainda sob embargo, imagens e informações sobre o principal lançamento da Breitling durante o Geneva Watch Days — o movimento de cronógrafo combinado com calendário perpétuo, calibre B 19, e os três modelos que o utilizam: o Premier, o Navitimer e o Chronomat. Os relógios, de série limitada a 140 exemplares cada, celebram os 140 anos da empresa.
A Nivada Grenchen lança mais um relógio inspirado em modelos de sua rica história. O novo Chronosport 38mm, com movimento automático calibre ETA/Valjoux-7750, baseia-se em um protótipo de cronógrafo com pouquíssimas peças construídas e que nunca chegou a entrar em produção. Seu destaque fica por conta do visual único, com mostrador desenhado por Jean Singer, um dos maiores fabricantes de mostradores da Suíça.
Nesta edição, César Rovel revela o novo Anywhere, um relógio capaz de marcar os horários do nascer e do pôr do sol em qualquer local escolhido por seu feliz proprietário. Concebido por Rémi Maillat, engenheiro, designer e fundador da Krayon, o modelo exige que após a escolha do local de referência, um ajuste final seja feito por um relojoeiro. Com caixa de aço e preço de 96 mil francos suíços, é seis vezes mais barato do que o modelo Everywhere de 2017, que podia ser ajustado pelo próprio usuário, mas custava CHF 600.000!
BOA LEITURA!
CARLOS E. BARRETTI
EDITOR