Fonte : matéria de capa da revista Universo Relógio 20 https://pdf.magtab.com/leitor/1081/edicao/18760
A grande novidade da Rolex no Baselworld deste ano foi seu novo GMT-Master II em aço inoxidável e aro “Pepsi”
Por Carlos E. Barretti
GMT MASTER, UM POUCO DE HISTÓRIA
O GMT Master foi lançado no ano de 1954 para o viajante frequente. Na verdade, o modelo foi desenvolvido junto aos pilotos da extinta Pan American Airlines, que testaram o GMT Master antes de ser lançado ao público.
Ao cruzar um ou mais fusos horários, o usuário de um GMT Master só precisa girar o aro externo e posicioná-lo de acordo com o horário no destino, passando assim a ver as horas pelo ponteiro central com a seta na ponta, que dá uma volta completa a cada 24 horas, e pelo ponteiro de minutos, que na maioria dos fusos do planeta não sofre alteração. Dessa forma, o horário de casa continua a ser visto pelo ponteiro normal das horas e dos minutos. Pela praticidade, qualidade e facilidade de utilização, o GMT Master sempre foi um sucesso, especialmente em sua versão com o aro “Pepsi”, com o vermelho representando o dia e o azul representando a noite.
Quando a marca passou a utilizar o aro externo em cerâmica, encontrou um obstáculo, que era a utilização de duas cores diferentes no mesmo aro, algo muito difícil de ser obtido na época, tanto que, no início, eram oferecidas opções somente com uma única cor sólida. Depois veio a versão em azul e preto, conhecida pelos colecionadores como Batman, mas por razões técnicas, a combinação de vermelho com azul era bem mais complicada. Somente no Baselworld de 2014 a marca conseguiu produzir seu famoso aro giratório de cerâmica na versão “Pepsi”, e mesmo assim, em quantidades limitadas, razão pela qual optou por oferecer o relógio apenas com caixa e pulseira em ouro branco 18 quilates.
O NOVO GMT-MASTER II EM AÇO INOXIDÁVEL
Ao oferecer um novo modelo GMT-Master II com aro vermelho e azul em aço inoxidável e ainda por cima com a pulseira Jubileu, a Rolex acertou na mosca. Com certeza, este terá uma procura enorme, lista de espera e até sobrepreço para quem quiser tê-lo no pulso. Sem sombra de dúvida, é a apresentação mais querida pelos colecionadores, e até antes do Baselworld deste ano, como já mencionado, a marca informava que devido à grande dificuldade na obtenção dessas duas cores no mesmo aro de cerâmica, seu alto custo não viabilizava sua colocação em modelos de aço inoxidável.
Com caixa de 40 mm de diâmetro, com proteção da coroa, resistente a até 100 metros de profundidade e pulseira no chamado Oystersteel (aço inoxidável), o novo modelo é também equipado com uma luneta giratória bidirecional com disco em Cerachrom bicolor em vermelho e azul, graduado para 24 horas.
O fundo da caixa com caneluras finas é rosqueado hermeticamente, graças a uma ferramenta especial que permite somente aos relojoeiros da Rolex o acesso ao mecanismo. A coroa, equi- pada com um sistema de tripla impermeabilidade Triplock, é firmemente rosqueada na caixa e o visor, ao qual se sobrepõe a lente de aumento Cyclops sobre a indicação de data, às 3 horas, é de cristal de safira praticamente à prova de arranhões.
O novo GMT-Master II traz outra novidade, a bela e superconfortável pulseira Jubileu de cinco fileiras, que não era vista em um GMT Master novo há muito tempo.
Além da versão em destaque nesta matéria, a empresa apresentou no Salão de Basel outras duas novas opções do GMT Master — uma toda em ouro rosa Everose 18 quilates e outra em aço inoxidável e ouro rosa (Rolesor Everose). Ambas vêm com mostrador preto e um belo aro de cerâmica em preto e marrom, que nos faz lembrar o antigo “Root Beer”.
Todas essas novas referências utilizam o calibre 3285 de nova geração, também apresentado este ano no Baselworld, com 31 rubis, certificação de cronômetro COSC, frequência de 28.800 alternâncias por hora e equipado com o escape Chronergy, que oferece uma reserva de corda de aproxi- madamente 70 horas. Fabricado em níquel-fósforo, esse escape é imune às interferências magnéticas e o balanço é uma versão otimizada da espiral Parachrom azul. Além da certificação do COSC, que é concedida com o movimento ainda fora da caixa, a Rolex possui uma certificação própria, ainda mais rigorosa, cujos testes são realizados com o movimento já colocado dentro da caixa do relógio.
ROLEX GMT-MASTER II www.rolex.com
FICHA TÉCNICA
ROLEX GMT-MASTER II
RELÓGIO
Modelo: GMT-Master II Referências: 126710BLRO, 126711CHNR e 126715CHNR Material da caixa: aço inoxidável ou ouro rosa com acabamento polido e acetinado Aro: giratório bidirecional com base em aço inoxidável ou ouro rosa 18 quilates com disco em cerâmica graduado para 24 horas nas cores azul e vermelho ou preto e marrom Resistência à água: até 100 metros Mostrador: preto com indicação de horas, minutos, segundos e 24 horas para segundo fuso horário Visor: cristal de safira Dimensões: 40 mm de diâmetro Pulseira: em aço inoxidável, aço e ouro rosa ou inteiramente em ouro rosa, com fivela dobrável e fecho de segurança
MOVIMENTO
Calibre: 3285 Dimensões: 28,5 mm de diâmetro Funções: horas, minutos, segundos centrais, data e segundo fuso horário através de aro giratório bidirecional Frequência: 28.800 alternâncias por hora Reserva de corda: aproximadamente 70 horas Número de rubis: 31