Marca nasceu na Suíça em 1924, desembarcou no Brasil em 1958 e se mantém líder de mercado desde a década de 70
Ultrapassando décadas e fronteiras, a Technos virou sinônimo de tradição e inovação no mercado de relógios. Nascida em 1924, a marca foi fundada na Suíça pela família Gunzinger, com o nome “Technos”, advindo do grego “techné” (arte ou destreza), refletindo a paixão e habilidade manual na criação de todas as peças produzidas e realizando um sonho da família pioneira que, geração após geração, superou desafios e conquistou reconhecimento na Suíça, berço da relojoaria mundial.
Em 1958, a Technos começou a ser importada para o Brasil, trazendo consigo a tradição relojoeira europeia. Superou guerras e crises econômicas antes de desembarcar no país e hoje é uma das marcas de referência para os brasileiros. Para Joaquim Ribeiro, CEO da empresa, o foco principal é e sempre será no cliente e na sua experiência final. “Estamos muito felizes em comemorar essa data tão especial não só para nós, mas também para todos os nossos clientes e parceiros. Hoje, ao completar 100 anos, a marca Technos celebra sua história de sucesso, marcada por inovação, resistência e paixão pelo tempo”, finaliza Ribeiro.
Desde os anos 70, a marca é uma das maiores relojoeiras da América Latina, consolidando sua liderança em termos de faturamento no mercado brasileiro com uma ampla gama de modelos e linhas, como Skydiver e Crystal, os carros-chefe da marca, auxiliando a Technos a vender mais de 800 mil unidades de relógios em 2023, além de desenvolver iniciativas pioneiras como ser a primeira marca nacional a lançar smartwatches no mercado brasileiro, em 2015.
A Technos celebra 100 anos como uma marca global que, ao longo de sua trajetória, lançou produtos icônicos que marcaram gerações. Desde cristais austríacos até materiais nobres como aço 100% inoxidável, couro legítimo, cerâmica, titânio e vidro de safira, a Technos sempre trouxe novidades em materiais e design, e esteve na vanguarda da relojoaria. Além disso, em momentos especiais, homenageou os grandes ícones brasileiros com coleções assinadas, como ‘Capitães da Taça’, ‘Time de Heróis’ e ‘Lendas do Pódio’, sendo a parceria mais recente a coleção Technos Acqua, em homenagem ao velejador Torben Grael.
Presente nas melhores vitrines do país, a Technos segue com o propósito de conquistar e apaixonar pessoas pelos detalhes, materiais utilizados e precisão, fatores que transformam os relógios em verdadeiras obras de arte. Seus relógios, com designs variados, atendem a diferentes estilos e ocasiões, sempre mantendo a qualidade e acessibilidade. Em comemoração aos 100 anos, a marca relança uma coleção especial com maquinismo automático. A coleção conta com um modelo de edição numerada, limitada a 500 peças, em homenagem ao ano de 1924, quando a marca foi fundada na Suíça; essa edição especial apresenta o clássico maquinismo automático suíço, fundo de vidro e lente de Safira, além de vir com duas pulseiras, uma de aço inoxidável em 7 links e uma de couro legítimo, ambas com sistema de fecho invisível. Já os outros modelos da coleção são uma homenagem ao ano de 1958, quando a marca chegou ao Brasil. Inspirados nos icônicos modelos criados na década de 50, é uma coleção com maquinismo automático japonês, presença do sistema day-date e fundo de vidro. Esses relógios não são apenas uma homenagem ao passado, mas uma celebração da união entre a precisão suíça e o espírito brasileiro.
A Origem da Technos
A história da Technos começa com o legado da família Gunzinger em Welschenrohr, um pequeno vilarejo na Suiça, com pouco mais de 1 mil habitantes. Em 1745, a família Gunzinger deu início ao seu ofício relojoeiro produzindo relógios de parede. Na época, a única forma dos moradores saberem as horas, era na torre da igreja local. Como a mais valiosa das heranças, a tradição artesã relojoeira foi passada de geração em geração pela família Gunzinger e deu início a um legado histórico.
Conhecidos por sua tradição secular no setor relojoeiro, os Gunzinger abriram seu primeiro ateliê para produzir relógios de bolso em 1900. Em 1918, deram início à fabricação de relógios de pulso e, em 1924, registraram o nome Technos e lançaram o primeiro relógio oficial da marca. Em 1930, a fábrica na Suíça já contava com 360 funcionários.
A Internacionalização da Marca
A década de 40 marcou o início do processo de globalização da marca, com a expansão para os mercados asiático, europeu e das Américas. Em pouco tempo, a marca já tinha conquistado seu reconhecimento internacional pela qualidade de seus relógios suíços, aliada a um ótimo custo benefício.
O Japão teve um papel fundamental na expansão da marca. A forma como a Technos se voltou para o extremo Oriente depois da Segunda Guerra Mundial foi tão inusitada, quanto poderosa. Em 1952, através de uma rede varejista famosa, a Heiwado, a Technos foi a primeira de muitas marcas ocidentais de prestígio que passariam a ser distribuídas nas décadas seguintes. No Japão, a marca se expressava através de coleções inovadoras em termos de design e matérias-primas, como a linha Borazon, Skymaster, Skylight e o ícone reconhecido até hoje, Skydiver. Com o crescimento da Technos no oriente, a marca evoluiu significativamente. As vendas cresceram a partir de 1962, impulsionadas por comerciais de TV, patrocínios esportivos e parcerias com celebridades.
A Chegada no Brasil
O que muitos não sabem, é que a Technos é uma marca de origem Suíça, mas hoje em dia é 100% brasileira. Em terras tupiniquins, tudo começou em 1958, com o visionário Sr. Mário Goettems, que importou a primeira coleção da marca para ser vendida no Brasil. Foi um sucesso imediato. A marca experimentou um crescimento significativo nas décadas de 60 e 70, tanto que, já no ano de 1973, a Technos se tornou líder de mercado no Brasil pela primeira vez, sendo o principal representante da marca em todo o mundo, alcançando a impressionante marca de mais de um milhão de relógios vendidos por ano. Na década de 80, com o encerramento de suas atividades na Suíça, a Technos se tornou uma marca 100% brasileira, inaugurou sua fábrica própria na Zona Franca de Manaus e é, até hoje, referência no mercado relojoeiro da América Latina.
Laboratório de relógios: Marca Inovadora
A Technos é conhecida por seus relógios de qualidade, com excelente custo benefício e que podem ser usados em diversas ocasiões. Para se destacar no mercado, a marca segue um processo complexo de produção e se compromete a entregar a melhor solução, a excelência que se traduz no cuidado aos detalhes, na segurança e na pontualidade. A inspeção de qualidade dos relógios é baseada nos mais altos padrões de excelência, garantindo que seus produtos sejam resistentes e duráveis. O maior e mais completo laboratório de relógios do Brasil está localizado na fábrica da Technos, onde são realizados testes rigorosos para garantir a qualidade final dos relógios. A marca se consolidou no mercado e nos corações dos usuários com coleções icônicas, como o Technos Mariner e Skydiver, além de coleções especiais assinadas, que exaltam grandes ícones brasileiros. O diferencial da marca é a produção de produtos de altíssima qualidade, através do uso de materiais nobres, como os cristais austríacos da linha Crystal e vidro de safira nas linhas Slim e Ceramic; essa última, também apresenta a aplicação de cerâmica sobre o aço inoxidável. Além disso, a Technos foi a primeira marca brasileira a lançar um smartwatch nacional em 2015.
O Grupo Technos
Desde sua fundação em 1924, na Suíça, a Technos se destacou por sua combinação única de tradição e inovação. Superando desafios ao longo de décadas, a marca construiu uma reputação sólida, baseada na excelência da relojoaria suíça. Esse DNA de inovação permitiu que a Technos se expandisse globalmente, chegando ao Brasil em 1958. Aqui, encontrou solo fértil para continuar sua jornada de crescimento, estabelecendo-se como uma referência no mercado de relógios.
Em 1982, a Technos iniciou a construção de sua primeira fábrica no Brasil, na Zona Franca de Manaus, o que a consolidou como líder no setor após a sua inauguração, em 1984. A fábrica, anos depois, também se tornaria pioneira em inovações e sustentabilidade, como a utilização de energia solar.
Após a virada do milênio, a Technos expandiu suas operações, transformando-se no Grupo Technos, em 2002. O Grupo passou a licenciar marcas como Mormaii, e distribuir produtos da Seiko. Em 2013, adquiriu o Grupo Dumont Saab, reafirmando seu compromisso com o crescimento e a inovação.