MONTBLANC EDIÇÃO ESCRITORES, HOMENAGEM A HOMERO

A nova edição Escritores da Montblanc celebra o legado literário do primeiro e maior poeta da Antiguidade, Homero, o Mestre do storytelling épico

Adaptação: Carlos E. Barretti

Ao longo dos séculos, as maiores obras da literatura e os autores que as escreveram moldaram a humanidade, influenciaram a cultura e inspiraram gerações com o poder das palavras. Com sua herança firmemente ancorada na cultura da escrita. Desde o ano de 1992 a Montblanc homenageia os mais ilustres escritores e ícones literários de tempos passados, ​​com sua edição anual Escritores. A 27ª edição celebra Homero, o poeta mais conhecido pela Ilíada e pela Odisseia, dois épicos monumentais amplamente considerados como a fundação da literatura ocidental. Muitas vezes retratada como um bardo cego, esta figura enigmática provavelmente viveu na segunda metade do século VIII a.C. e suas obras marcam um período único na história ocidental, quando a antiga tradição oral deu lugar a uma nova tradição escrita. Seu rico legado literário é feito de temas e histórias sobre os destinos divinos, heróis e homens, deuses e deusas do Olimpo, que têm sido revividos de novo e de novo ao longo dos séculos, influenciando a cultura da arte, da literatura à música.

A Odisseia, o segundo épico de Homero sobre a jornada de 10 anos realizada pelo herói Odisseu voltando para casa após a Guerra de Tróia, inspirou a forma da caneta Montblanc Edição Escritores, Homenagem a Homero. A história apresenta um famoso episódio em que os gregos empregaram uma estratégia engenhosa na guerra de Tróia – um enorme cavalo de madeira que escondia os soldados gregos e foi fundamental para sua vitória sobre os inimigos troianos.

Montblanc Edição Escritores – Homenagem a Homero

O cavalo de Tróia, o famoso estratagema de Odisseu, é refletido na silhueta da edição, evocando a cabeça e o corpo do cavalo de madeira de forma estilizada. A resina preta da tampa e do corpo do instrumento de escrita é destacada com detalhes revestidos de ouro em tom champanhe, remetendo à cerâmica grega de vasos decorados com cenas da poesia homérica. A lendária lança de Aquiles, que nenhum outro herói lutando em Tróia estava disposto a empunhar, na Ilíada de Homero, é a inspiração para a forma do clipe revestido de ouro, enquanto o capacete de Aquiles adorna a pena de ouro artesanal.

Como o ritmo e a rima ajudaram os antigos bardos a lembrar de textos longos, Homero usou a forma estrita do hexâmetro composto por seis unidades, ou “pés” em seu trabalho. O friso do meandro grego gravado nos encaixes revestidos de ouro champagne do instrumento de escrita é uma referência de design para a estrutura de seis pés do hexâmetro, com cada sexto padrão de repetição enfatizado por um ornamento de cubo. Coroado com o emblema da Montblanc em resina, a Montblanc Edição Escritores – Homenagem a Homero está disponível em versão tinteiro, rollerball ou esferográfica, além de uma lapiseira, disponível apenas em um conjunto de 3 peças.

Montblanc Escritores – Homenagem a Homero, edição limitada 1581

Com um número que faz referência ao ano da primeira tradução da Ilíada de Homero em inglês, 1581, o design da Montblanc Escritores – Homenagem a Homero, edição limitada 1581, baseia-se na história do Cavalo de Tróia com a mesma silhueta equina. Evocando uma segunda cor característica da cerâmica grega clássica, a tampa e o corpo são feitos de resina de cor coral. O revestimento de ouro na tampa é inspirado na armadura do lendário guerreiro Aquiles, a figura central da Ilíada de Homero. O tampo de capas de ouro revestido de champanhe, o anel de tampa, o cone e a ponteira são todos decorados com uma gravura especial, que representa o hexámetro dactílico, o medidor tradicionalmente associado à antiga poesia épica grega. O emblema Montblanc no topo da edição limitada é feito de madrepérola.

Artigos de papelaria fina e uma nova cor especial de tinta completam a coleção Escritores. Inspirado em uma das mais famosas esculturas de Homero e no poema épico da Odisséia com seu cavalo de Tróia, o caderno forrado é feito de couro em azul grego. Frequentemente associado aos mares da Grécia e às casas tradicionais, o azul vibrante também se reflete na cor da tinta e das cargas.

Embora Homero narre as aventuras dos grandes heróis do passado distante, suas histórias são atemporais, porque os temas que ele aborda em ambos os seus trabalhos épicos permanecem centrais para a civilização humana. Seja a vida ou a morte, a guerra ou a paz, a felicidade ou a miséria, a viagem ou o retorno para casa, Homero articula o que significa ser humano. Com arte e emoção, suas palavras continuam a ressoar hoje com o mesmo impacto de séculos atrás.

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here